01/07/2015

Granola de Espelta e Chocolate

granola de chocolate

granola de chocolate

Sou cada vez mais uma cliente assídua das lojas de produtos naturais. 
Lá encontro o agave e a geleia de arroz que vieram substituir o açúcar no café, nos cereais e até nos bolos, as farinhas de aveia e de espelta (entre outras) que tanto adoro, os leites vegetais, o precioso óleo de côco e tantos outros produtos que vou lentamente descobrindo e incluindo na minha alimentação.
Gosto de ver tudo atentamente, de ler bem os rótulos, de conversar e de vasculhar todos os produtos. De todas as vezes aprendo um pouco mais sobre alimentos orgânicos, sobre sementes ancestrais e escolhas biológicas. E partilho imenso as minhas experiências e algumas receitas, em especial as de granola caseira (como esta, esta e esta) e panquecas (esta e esta são deliciosas). Parece que todos adoram um bom pequeno-almoço, repleto de coisas boas e saudáveis. Começar o dia felizes e cheios de energia e trazer o sol para a mesa mesmo quando as nuvens marcam presença. 

Numa dessas idas, enquanto procurava pelo arroz tufado para fazer uma fornada da minha granola de eleição, encontrei grãos de espelta integral inchada, que são muito parecidos com os de arroz, só que mais escuros. Como o preço era simpático, fiquei logo cheia de vontade de os trazer para casa e testá-los numa granola. Eles são ótimos sozinhos e ligeiramente tostados numa frigideira antiaderente para acompanhar uma taça de fruta e iogurte, mas nesta granola gulosa de chocolate ficaram deliciosos. Nos dias em que me sinto com menos energia e mais carente de um mimo doce, sobretudo de chocolate, esta é a granola que gosto de ter sempre à mão. Como as cerejas, provavelmente as últimas da estação.
Até breve!

granola

granola

GRANOLA DE ESPELTA E CHOCOLATE

Ingredientes
(para um frasco com capacidade de 1,5l)

2 chávenas bem cheias de flocos de aveia integral
2 chávenas bem cheias de espelta integral inchada/tufada
1/2 chávena de sementes de chia
200 ml de mel de rosmaninho (ou agave)
3 c.sopa de óleo de côco
50g + 50g de chocolate negro 70% cacau partido em pedaços


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180 º e forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Numa taça grande, juntar os flocos de aveia com a espelta inchada e as sementes de chia, misturando bem.
Aquecer num tachinho, em lume muito brando, o óleo de côco com metade do chocolate partido em pedaços, mexendo até este derreter. Juntar o mel e mexer mais um pouco até a mistura ficar homogénea. Verter este preparado na taça e envolver bem.
Colocar os cereais no tabuleiro e levar ao forno durante 45 a 50 minutos, mexendo a granola com uma garfo de 10 em 10 minutos para não queimar. Retirar do calor e deixar arrefecer completamente antes de acrescentar o restante chocolate em pedaços.
Guardar num fraco hermético. 

12 comentários:

  1. Adoro granola caseira.
    Ficou com óptimo aspecto. Excelente complemento para os iogurtes.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/dia-um-na-cozinha-e-um-pao-sirio-com.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara,

      Eu também sou uma enorme fã de granola caseira (nota-se ;)) e não a dispenso dos pequenos-almoços com iogurte e fruta a acompanhar.
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Eu estou numa fase de mudança de hábitos alimentares e também procuro cada vez mais outras alternativas mais saudáveis. Gostei muito desta granola! Tem um aspecto delicioso!
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Ter uma alimentação saudável nem sempre é fácil, mas são os pequenos hábitos e as pequenas mudanças que nos ajudam a progredir a longo-prazo.
      Esta granola é deliciosa e não deixa de ser saudável e uma ótima sugestão para o pequeno-almoço. Tem de experimentar e depois diga-me o que achou.
      Beijinho e obrigada por passar por aqui

      Eliminar
  3. Eu também tenho a minha lojinha de eleição, e perco-me sempre com novos produtos e coisas que descubro, e outras vezes sou eu que faço pedidos e as senhoras ficam a conhecer coisas novas (foi assim com a quinoa vermelha!). Mas olha, ultimamente no Jumbo tenho encontrado de tudo um pouco também, o que me dá bastante jeito, como saio depois das 20h. Trouxe muitos tufados que adoro, da última vez e acho que vou fazer assim uma granola :) tão boa! Aproveita bem as cerejas e as coisas boas da vida.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas querida! É bom saber onde encontrar estes produtos a horas mais tardias :) um beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada pelas dicas querida! É bom saber onde encontrar estes produtos a horas mais tardias :) um beijinho

      Eliminar
  4. Adoro granola caseira! Faço sempre a minha! É fantástico podermos personalizar ao nosso gosto! Que boa que essa deve ser! Nunca usei espelta, há certas coisas que ainda é difícil encontrar por aqui! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, os flocos de espelta são ótimos e ficam super bem combinados com chocolate. Experimenta! Beijinho

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Olá
    Adoro este pequeno almoço
    Tem tudo do melhor
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Muito saudável! Muito apetitoso!

    ResponderEliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!