27/02/2014

O Arroz Doce da minha Avó

receita de arroz doce
receita de arroz doce

Já aqui o tinha referido: o Fabrico Caseiro não é só um blog de partilha de receitas. É também a ferramenta que encontrei para compilar as receitas de família e as que se vão guardando carinhosamente em cadernos e rabiscos, para um dia mais tarde ter o meu arquivo pessoal. É por isso que hoje trago aqui a receita de Arroz Doce da minha Avó. Eu sei, como sobremesa tradicional portuguesa, todos(as) nós devemos ter a nossa própria receita de arroz doce de família. Com mais ou menos gemas. Mais ou menos leite. Sem gemas. Mas acima de tudo nossa. E esta é a minha. A que me foi dada. A que me foi ensinada. Tantas vezes até saber de cor. Faço-a em casa com frequência, não só nos momentos festivos, mas também nas nostálgicas e frias noites de inverno onde a saboreamos ainda quente. E que bem que sabe.  Mas confesso que é diferente de todas as vezes que, em miúda, pulava da cadeira de colher de pau em riste e rapava o tacho todo, num gesto maroto e guloso que ainda hoje me faz rir baixinho, embrenhada nas lembranças de infância ainda tão presentes.
Mais uma receita. Mais uma história. Mais uma página escrita e guardada com carinho no baú das coisas boas. Porque afinal nada é apenas uma receita...
Até breve!
 
O ARROZ DOCE DA MINHA AVÓ
 
Ingredientes 
(usar sempre a mesma chávena como medida)
 
1 chávena almoçadeira (pode ser uma tigela) de arroz carolino
2 chávenas de água quente
1 pitada de sal
3/4 de chávena de açúcar
2 cascas translúcidas de limão
1 pau de canela
2 chávenas e meia de leite meio-gordo morno
1 c.sopa de manteiga vegetal
4 gemas (à temperatura ambiente)
canela em pó para polvilhar
 
Preparação
 
Lavar e cozer o arroz em 2 chávenas bem cheias de água quente com uma pitada de sal, em lume brando. Deixar absorver completamente toda a água, verificando se o arroz está bem cozido (caso seja necessário, juntar mais um pouco de água).
Acrescentar ao tacho o açúcar, as cascas de limão, o pau de canela, o leite e a manteiga vegetal e mexer até o açúcar se dissolver. Continuar a mexer suavemente, até sentir que o preparado começa a ferver e a engrossar ligeiramente (cerca de 6 a 8 minutos)
Entretanto, mexer as gemas numa tigela até ficarem desfeitas. Acrescentar duas a três colheres de sopa do preparado e misturar bem (serve para aquecer as gemas e não correr o risco de estas talharem quando as deitarmos no tacho ao lume).
Retirar as cascas de limão e o pau de canela do tacho e acrescentar em fio as gemas, mexendo sempre, em lume muito brando, até o preparado engrossar (mais 3 a 5 minutos), retirando do calor conforme o gosto, isto é, mais ou menos líquido (cá em casa gostamos do arroz bastante cremoso, pelo que o retiro do lume ainda bastante líquido; ao arrefecer, absorve o líquido residual e mantém a cremosidade).
Deitar o arroz para uma taça ou tacinhas individuais e polvilhar com canela em pó. Servir morno ou frio.

67 comentários:

  1. Eu adoro ficar a conhecer este tipo de receitas com historia e que marcaram a vida de quem escreve um blog. O arroz doce a mim também me trás memorias de infância e tal como tu dizes: "Porque afinal nada e apenas uma receita...". Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas são sempre as melhore receitas, ao é verdade querida?!
      As que nos sabem a "casa".
      Um beijinho

      Eliminar
    2. Eu imaginava que acrescentasse creme de leite e leite condensado, mas eu me enganei, sou apaixonado por essa sobremesa, minha mãe sempre fez pra mim!

      Eliminar
  2. olá
    que arroz doce maravilhoso.
    como algumas vezes, gostaria que fossem mais.
    as fotografias estão apetitosas.
    o texto como sempre divinal.
    adorei
    continua
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria!
      É das sobremesas que mais gostamos também. Simples e deliciosa!
      Um beijinho

      Eliminar
  3. É maravilhoso, o da minha avó também é o melhor.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  4. As receitas das Avós são sempre deliciosas e trazem tão boas recordações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade querida Luísa!
      São as que guardamos e voltamos sempre, vezes sem conta!
      Um beijinho

      Eliminar
  5. Receita tão boa! E se é da avó só pode ser maravilhosa!
    Guarda bemessa preciosidade!
    Lindas fotos, Patrícia!
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar
  6. Que lindo que ficou o teu arroz doce!
    Eu associo arroz doce à avó! :)
    Está com um aspecto fantástico e as fotos estão lindas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma muito má relação com o arroz dece. Certamente que advém do facto de não o saber fazer! Vou testar esta receita a ver se é desta que passa este ódio culinário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Masterchef cá de casa!
      Es~te arroz doce é muito simples de fazer, pois o arroz coze primeiro sozinho e só depois é que juntamos os ingredientes do "arroz doce". Experimente e depois diga-me como correu.
      Um beijinho

      Eliminar
  8. Estas receitas com história, com memórias que aquecem o coração são das melhores que podem fazer parte do nosso repertório culinário... um arroz doce bem apetitoso!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Adoro arroz doce e este teu tem um aspecto mesmo fantástico!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lia!
      Eu também nunca resisto a arroz doce ;)
      Um beijinho

      Eliminar
  10. Querida Patricia,
    estes posts para mim sao mesmo muito especiais.
    Acredita que me emocionei ao ler este teu.
    O arroz doce que aprendi com a minha avó e mãe é como dizes, faz parte da nossa história, da nossa família.
    E como eu adoro arroz doce, ainda morninho e cheio de canela.
    Que bom! Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida, obrigada!
      Entendes bem, não é verdade?!
      Um beijinho

      Eliminar
  11. Que aspecto delicioso! Comia bem agora uma dessas tacinhas, gosto tanto de arroz doce! :)

    www.chamavalheumfigo.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  12. Experimentei hoje. Perfeito. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  13. Que lindo
    Parece divinal
    As taças também são lindas !!! Onde adquiriu as taças ? Beijinhos e obrigada
    Parabéns pelo blog :) lindoooooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sílvia,

      as taças foram compradas na loja Grestel Factory, em Aveiro, o Mercado Manuel Firmino, bem no centro da cidade.
      Um beijinho

      Eliminar
  14. Estou a fazer agorinha mesmo, depois conto como foi, mas parece-me muito liquido mesmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mário!
      Meça bem as quantidades e deixe o arroz cozinhar no leite alguns minutos para que engrosse.
      Um beijinho

      Eliminar
  15. Comigo não resultou. O facto de ter posto logo o açucar, não deixou o arroz cozer no leite. Falando em avós, já dizia a minha "o açucar é a última coisa a pôr-se, senão o arroz não coze...".
    Mas enfim, quis inovar e só estraguei comida.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O arroz nao coze no leite. Coze na agua, por isso deve prova-lo para ter a certeza que estah bem cozido. Esta receita, sendo da Avo da pessoa que a colocou aqui, eh igual ah da maioria das Avos. Eh excelente. Peca por nao indicar as gramagens necessarias. Fala em "chavenas" e ficamos sem saber se, em 6 pessoas, por exemplo, quantas teem direito a comer.

      Eliminar
    2. José Ferrão,

      Obrigada pelo seu comentário. A receita da minha avó é medida em chávenas, na mesma que usa desde sempre e eu também uso sempre a mesma como medida. Mas prometo que da próxima vez que fizer a receita vou medir em gramas e postar aqui para facilitar.
      Um beijinho

      Eliminar
  16. Viva.

    Experimentei o arroz. E ficou muito bom. Só uma questão de acertar no ponto para a consistencia.
    Costumava ver a minha avó fazer o arroz doce, mas nunca me preocupei em ver as quantidades. Há coisas que pensamos que nunca vão acabar. Tinha experimentado uma vez ha anos mas com maus resultados. Desta feita a coisa correu bem e acho que de sabor ficou muito parecido com o da minha avó. (agora tenho que experimentar a aletria).

    Obrigado por ter partilhado.

    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís!
      Fico feliz por ter gostado da receita e de o ter feito relembrar boas memórias.
      Na doçaria, as quantidades são mesmo importantes, pelo que o aconselho sempre a usar as medidas que constam das receitas.
      Um beijinho

      Eliminar
    2. Obrigado Patricia. Voltei a fazer o arroz no fim de semana passado, portanto meses de intervalo. Segui a receita mais uma vez, ficou excelente, facil de fazer e um sucesso!

      Eliminar
  17. Que bela receita, esta sobremesa é sem dúvida uma das minhas preferidas! Também eu costumo fazer uma receita de família :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as melhores receitas Aprendiz a Chef ;)
      Um beijinho

      Eliminar
  18. Olá,
    Adoro Arroz Doce e costumo fazer a seguinte receita:
    https://youtu.be/3VPgd4_UA8M
    resulta sempre muito bem e o arroz fica sempre bem cozido

    ResponderEliminar
  19. Fiz o arroz doce o mês passado e todos adoraram,hoje vou voltar a fazer esta receita é divinal obrigado e uma feliz Páscoa para todos 😉

    ResponderEliminar
  20. Fiz o arroz doce o mês passado e todos adoraram,hoje vou voltar a fazer esta receita é divinal obrigado e uma feliz Páscoa para todos 😉

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Mas que bom aspecto que tem este arroz doce! Eu amo arroz doce, é uma das minhas sobremesas favoritas, e esta receita da minha avó é parecida e perfeita como a sua: http://receitasavolili.com/sobremesas/doces-de-colher/arroz-doce/

    ResponderEliminar
  23. A minha avó também faz um arroz doce muito bom... se bem como ultimamente ando ás voltas com a lactose, usei leite de arroz, e coloquei metade de açúcar amarelo... também ficou bom :)

    ResponderEliminar
  24. Agora faz assim , compra massa quebrada ou folhada e cobre uma forma de tarte , e recheia com o arroz doce já frio e leva ao forno forno até ficar a massa cozida e corado o arroz doce , quando estiver morno coloca Açucar em pó e canela, e ficas com uma tarde de arroz doce , fantástica ( pode ver no meu instagram como fica ) user: restaurante_ola_lisboa

    ResponderEliminar
  25. Olá Patricia,
    Adoro arroz doce e fiquei encantada com essa receita. Uma pena que o arroz carolino é muito difícil de encontrar aqui no Brasil. Vou fazer com o arroz agulhinha ou arbóreo. Um abraço e obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
  26. Fiz hoje pela primeira vez arroz doce, seguindo esta receita e ficou muito bom. Estava muito parecido àquele que me lembro de comer em miúda. Obrigado por partilhar connosco este tesouro.

    ResponderEliminar
  27. Muito bom. Fiz o arroz e ficou espetacular. Obrigado pela receita.

    ResponderEliminar
  28. Vanessa Cristina Baptista Paissexta-feira, 25 maio, 2018

    Essa receita é como a da minha avó, ela so não coloca a canela. Mas acho engraçado que ela fala da receita dela como se fosse algo que só ela soubesse. Na verdade só o dela é o melhor...mas para mim...claro :) obrigada :)

    ResponderEliminar
  29. Espectacular. Todos cá em casa adoraram, principalmente a minha querida mamã, agora já vovó. Ela diz que a receita é dela, da vovó. Obrigada pela partilha sincera e pelo carinho. Beijinhos de Cabo Verde.

    ResponderEliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!