27/02/2014

O Arroz Doce da minha Avó

receita de arroz doce
receita de arroz doce
Já aqui o tinha referido: o Fabrico Caseiro não é só um blog de partilha de receitas. É também a ferramenta que encontrei para compilar as receitas de família e as que se vão guardando carinhosamente em cadernos e rabiscos, para um dia mais tarde ter o meu arquivo pessoal. É por isso que hoje trago aqui a receita de Arroz Doce da minha Avó. Eu sei, como sobremesa tradicional portuguesa, todos(as) nós devemos ter a nossa própria receita de arroz doce de família. Com mais ou menos gemas. Mais ou menos leite. Sem gemas. Mas acima de tudo nossa. E esta é a minha. A que me foi dada. A que me foi ensinada. Tantas vezes até saber de cor. Faço-a em casa com frequência, não só nos momentos festivos, mas também nas nostálgicas e frias noites de inverno onde a saboreamos ainda quente. E que bem que sabe.  Mas confesso que é diferente de todas as vezes que, em miúda, pulava da cadeira de colher de pau em riste e rapava o tacho todo, num gesto maroto e guloso que ainda hoje me faz rir baixinho, embrenhada nas lembranças de infância ainda tão presentes.
Mais uma receita. Mais uma história. Mais uma página escrita e guardada com carinho no baú das coisas boas. Porque afinal nada é apenas uma receita...
Até breve!

O ARROZ DOCE DA AVÓ

ingredientes (usar sempre a mesma chávena como medida)

1 chávena almoçadeira (pode ser uma tigela) de arroz carolino
1 chávena e meia de água quente
1 pitada de sal
3/4 de chávena de açúcar
2 raspas translúcidas de limão
1 pau de canela
1 litro de leite meio-gordo morno
1 c.sopa de manteiga vegetal
4 gemas (à temperatura ambiente)
canela em pó para polvilhar

preparação

1. cozer o arroz na água quente com uma pitada de sal, em lume brando. Deixar absorver completamente toda a água.
2. acrescentar ao tacho o açúcar, as raspas de limão, o pau de canela, o leite e a manteiga vegetal e mexer até o açúcar se dissolver
3. continuar a mexer suavemente, até sentir que o preparado começa a ferver e a engrossar ligeiramente (cerca de 6 a 8 minutos)
4. à parte, mexer as gemas até ficarem desfeitas
5. acrescentar 1 concha de sopa do preparado e misturar bem (serve para aquecer as gemas e não correr-se o risco de estas talherem quando as deitarmos no tacho ao lume)
6. retirar as raspas de limão e o pau de canela e acrescentar em fio as gemas, mexendo sempre, em lume brando, até o preparado engrossar (mais 3 a 5 minutos), retirando do lume conforme o gosto, isto é, mais ou menos líquido (cá em casa gostamos do arroz bastante cremoso, pelo que o retiro do lume ainda bastante líquido; ao arrefecer, absorve o líquido residual e mantém a cremosidade)
7. verter o arroz para uma taça ou tacinhas individuais e polvilhar com canela em pó
8. servir morno ou frio

14 comentários:

Cacahuete Grizeu disse...

Eu adoro ficar a conhecer este tipo de receitas com historia e que marcaram a vida de quem escreve um blog. O arroz doce a mim também me trás memorias de infância e tal como tu dizes: "Porque afinal nada e apenas uma receita...". Beijinhos

maria disse...

olá
que arroz doce maravilhoso.
como algumas vezes, gostaria que fossem mais.
as fotografias estão apetitosas.
o texto como sempre divinal.
adorei
continua
bjs

Tertúlia da Susy disse...

É maravilhoso, o da minha avó também é o melhor.
Bjs, Susana

Marisa Valadas disse...

Ficou maravilhoso

Luisa Alexandra disse...

As receitas das Avós são sempre deliciosas e trazem tão boas recordações!

Sílvia Martins disse...

Receita tão boa! E se é da avó só pode ser maravilhosa!
Guarda bemessa preciosidade!
Lindas fotos, Patrícia!
Beijinhos

Sílvia

Joana disse...

Que lindo que ficou o teu arroz doce!
Eu associo arroz doce à avó! :)
Está com um aspecto fantástico e as fotos estão lindas.
Um beijinho

Masterchef cá de casa disse...

Tenho uma muito má relação com o arroz dece. Certamente que advém do facto de não o saber fazer! Vou testar esta receita a ver se é desta que passa este ódio culinário!

Um toque de canela disse...

Estas receitas com história, com memórias que aquecem o coração são das melhores que podem fazer parte do nosso repertório culinário... um arroz doce bem apetitoso!
Beijinhos e boa semana!

Lia Teixeira disse...

Adoro arroz doce e este teu tem um aspecto mesmo fantástico!!
Beijinhos,
Lia.

Inês Ginja disse...

Querida Patricia,
estes posts para mim sao mesmo muito especiais.
Acredita que me emocionei ao ler este teu.
O arroz doce que aprendi com a minha avó e mãe é como dizes, faz parte da nossa história, da nossa família.
E como eu adoro arroz doce, ainda morninho e cheio de canela.
Que bom! Um beijinho.

sbarao disse...

Que aspecto delicioso! Comia bem agora uma dessas tacinhas, gosto tanto de arroz doce! :)

www.chamavalheumfigo.blogs.sapo.pt

Guinha disse...

Experimentei hoje. Perfeito. Obrigada pela partilha.

Silvia Martins Neves disse...

Que lindo
Parece divinal
As taças também são lindas !!! Onde adquiriu as taças ? Beijinhos e obrigada
Parabéns pelo blog :) lindoooooo