Guardo imensas memórias da minha infância no verão. Das férias grandes com o regresso à escola esbatido numa singela miragem. Das tardes infinitas a brincar na rua com os vizinhos, a jogar ao ringue e às escondidas. Das noites quentes a disputar partidas de cartas e monopólio enquanto saboreava os pêssegos doces com caroço de roer. Tantas e tantas brincadeiras ao sol e com os pés na relva fresca.
Lembro-me perfeitamente que das guloseimas que mais gostava de comer, para além do Super Maxi e do Perna de Pau, os meus gelados de pauzinho favoritos de sempre, eram uns torrões de amendoim e caramelo que a minha avó me costumava comprar no supermercado do bairro, a 25 escudos, imaginem bem! Aquele retângulo pequenino, doce e crocante fazia as delícias da pequenada e eu não era exceção. Estavam na estante mesmo em frente à caixa registadora, na terceira prateleira, envoltos em papel de rebuçado amarelo. Ainda me consigo recordar das palavras adultas para eu ter cuidado a comer, que podia partir um dente, e eu saboreava-o em pequeninas dentadas, gulosa que era.
Hoje os que se encontram já não custam 25 escudos, nem sabem exatamente como os de antigamente, mas quando os vejo, escondidos no canto de um supermercado, reavivam estas memórias tão boas que não hesito em os trazer comigo. Trincá-los devagarinho pelo caminho (porque os ensinamentos bons nunca se devem esquecer) e criar com eles novas memórias para o paladar. E se sozinhos são um pequeno deleite, neste froyo (frozen yoghurt) de banana ficaram mesmo, mesmo bem.
FROYO DE BANANA COM TORRÃO DE AMENDOIM
Ingredientes
4 bananas muito maduras congeladas
500g de iogurte grego
4 c. sopa de mel
3 torrões de amendoim e caramelo
Preparação
Retirar as bananas do congelador e aguardar uns 10 minutos, até que se consiga remover a casca.
Colocar as bananas em pedaços num copo liquidificador ou num robô de cozinha, juntar o mel e metade do iogurte e triturar até a mistura ficar uniforme.
Deitar o preparado numa taça e envolver o restante iogurte.
Colocar a mistura na máquina de fazer gelados (que deverá estar no congelador, pelo menos, 24h antes de ser usada) e seguir as instruções do fabricante.Transferir o gelado para um recipiente próprio, salpicando-o com os torrões de amendoim partidos em pedacinhos.
Levar ao congelador até estar completamente sólido e retirar do frio 10 minutos antes de servir.
Como eu adoro memórias de infância! E tenho tantas! Também me recordo muito bem das férias grandes passadas a comer melancia e meloa bem fresquinhas em casa da minha madrinha! Já a minha mãe obrigava-me a comer o gelado rol que eu detestava porque preferia um perna de pau ou um feast! Talvez por isso nunca mais tenha tocado num rol e opte sempre pelos outros! Embora qualquer dia quero experimentar de novo um rol a ver se tem o mesmo sabor e se me traz as mesmas memórias! Adoro tudo o que me traz recordações de infância! Até já falei sobre isso no blog mais e já tivemos oportunidade de partilhar memórias. Mas hoje em dia geralmente faço os meus gelados em casa, gosto muito! E esse com torrão deve ser delicioso! Também comia torrão nos tempos de miúda! Beijinhos
ResponderEliminarMinha querida!
EliminarLembro-me tão bem do rol! Era o favorito da minha avó, que mo pedia sempre que eu ia buscar um super maxi para mim... Agora adoro estes gelados caseiros ;)
Um beijinho
Hummm belo gelado.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/bolo-de-melao-e-coco.html
Obrigada Clara!
EliminarPara além de ser saudável, tem o toque "maroto" do torrão que é difícil deixar de parar de comer ;)
Beijinho
Olá
ResponderEliminarQue gelado otimo, ai o aspeto
É uma delicia
Bjs
Maria
Obrigada Maria!
EliminarUm beijinho
Memórias lindas Patrícia e um froyo de dar água na boca!!!
ResponderEliminarUm beijinho e bom fim de semana,
Lia
Obrigada Lia!
EliminarÉ sempre tão bom recordar tempos felizes!
Um beijinho
Essas memórias que nos enchem os sonhos e nos fazem sempre sorrir!
ResponderEliminarAdoro. E esses torrões lembro-me bem deles. Uma delícia ocasional, sempre com a palavra de cuidado com os dentes ao trincar.
Esse gelado com banana e iogurtes é bom de fazer e melhor de comer :) imagino que tenham adorado aí em casa. E seja um para criar memórias boas de verão.
Um beijinho.
Tão verdade minha querida!
EliminarUm beijinho ;)
Só dá para fazer com máquina de gelado?? obrigada.
ResponderEliminarOlá Carla Silva!
EliminarObrigada por aqui passar!
Pode fazer qualquer receita de gelado do blog sem usar máquina de fazer gelados. O que tem de fazer é colocar diretamente a mistura num recipiente que vá ao congelador e ir batendo bem o gelado com um garfo, de 20 em 20 minutos, durante 1 hora e meia, para evitar a formação de cristais de gelo.
Um beijinho
Só dá para fazer com máquina de gelado?? obrigada.
ResponderEliminar