26/01/2016

O Bolo de Café da Minha Avó

Bolo Moka

bolo moka

O que seria do mundo sem as receitas das nossas avós?
O de todas as outras pessoas não posso dizer, mas o meu seria certamente menos doce, menos saboroso e muito menos feliz. Não guardava comigo tantas e boas memórias, agarrada ao avental da minha avó, no meio dos tachos, tacinhas e colheres de pau que tantas vezes lhe pedia para brincar. Fazia bolinhos de terra e ervas no pátio, misturava feijões e massinhas e perdia a noção do tempo entretida na minha cozinha improvisada. Mais tarde, já ajudava a avó a fazer bolinhos, a untar as formas com a manteiga que me besuntava os dedos das mãos e a colocar todos os ingredientes na bancada para que nada ficasse esquecido. As farinhas, o fermento e o açúcar. Os ovos, nada fáceis de separar nas primeiras tentativas, as laranjas, os limões e o chocolate. Um aparato tão bem encenado que fez parte de incontáveis tardes da minha infância.
 
Embora adore receber livros novos e marcar novas receitas para experimentar, são às da minha avó que volto sempre. Porque são deliciosas, porque todos gostam e porque, de cada vez que as faço, volto à sua cozinha e ao meu eu pequenino que cresceu com a sorte de aprender tanto, mas tanto com quem sempre cozinhou com amor. E esse será sempre o melhor ingrediente, aquele que torna tudo muito mais doce.
Até breve!

bolo fofo de café

O BOLO DE CAFÉ DA MINHA AVÓ
 
Ingredientes
 
4 ovos médios à temperatura ambiente (de preferência caseiros ou biológicos), separados
275g de açúcar amarelo
80 ml de café forte, morno (cerca de 1 chávena de café)
225g de farinha de trigo
1 c.sopa de fermento em pó
1 c.chá de canela em pó
açúcar em pó para polvilhar no final
 
Preparação
 
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar com manteiga uma forma redonda de buraco (a minha tem cerca de 22 a 24 cm de diâmetro) e polvilhar com farinha. Reservar.
Numa taça, bater as claras com uma pitada de sal fino, até ficarem em castelo, bem firmes.
Á parte, bater as gemas com o açúcar (costumo juntar 1 pouco das claras já batidas - cerca de 1 c.sopa) até a mistura ficar bem fofa e esbranquiçada. Juntar o café e misturar bem.
Peneirar para a taça a farinha com o fermento e a canela em pó e bater até a massa ficar bem uniforme. Finalmente, incorporar as claras batidas, envolvendo suavemente para não retirar o ar.
Distribuir a massa na forma e levar ao forno durante 40 a 45 minutos (não abrir a porta do forno antes da primeira meia hora da cozedura, para o bolo não ir abaixo), ou até o bolo estar cozido, verificando com um palito (se este sair seco, o bolo está pronto).
Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer um pouco numa rede metálica antes de desenformar. Quando estiver frio, polvilhar toda a superfície com açúcar em pó e servir em fatias.
 
Nota: Este bolo de café é um dos bolinhos de chá mais perfeitos que podem existir. É fofo, muito fofo e com um sabor subtil a café. Aguenta-se bem 3 a 4 dias, desde que devidamente embrulhado em papel de alumínio. O meu filho não resiste a levar sempre umas fatias para a escola nos dias seguintes!


22 comentários:

  1. Não há nada melhor do que uma fatia de um bolo caseiro.
    Este ficou bem bonito e podia ser o meu lanche logo à tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não é Fátima!
      Este bolo é mesmo delicioso e perfeito para o lanche.
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Deve estar óptimo o teu bolo!
    E os bolinhos que as nossas avós faziam vão ser sempre os melhores ... e sabe tão bem quando os nossos filhos nos pedem para fazer os bolos da sua bisavó ... são miminhos que seguem de geração em geração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana!
      Para mim, as receitas da minha avó serão sempre as melhores! E curiosamente são as que mais pedem para repetir cá em casa.
      Um beijinho e obrigada por passar por aqui

      Eliminar
  3. Adoro receitas de família seja elas de mães ou de avós! Da minha avó não tenho grandes memórias de a ver cozinhar! Apenas me recordo de a ver fazer maionese e waffles! Permite-me que te roube esta receita! Adoro receitas de família, mesmo que não seja da minha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Este bolo é muito apetecível, até os olhos comem
    Fantástico
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria!
      É mesmo uma delícia este bolo.
      Beijinho grande

      Eliminar
  5. Patrícia,
    Da minha avó não tenho receitas de bolos. Só de borrego e frango assado, arroz de forno e comidinhas de conforto.
    Da minha mãe sim, tenho uns clássicos que guardo muito bem e sim, são verdadeiros tesouros estas receitas de família que guardamos.
    Deve ser magnífico este bolinho e o aspecto é tão fofo!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as melhores heranças querida Lia!
      E sim, é mesmo fofo este bolo ;)
      Um beijinho

      Eliminar
  6. Da minha avó tb ñ tenho receitas de bolos, mas tenho a cert q esse é uma maravilha! Já fiz bolos com café e ficam uma delícia :) Hei de fazer este tb! Bjinho e bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anjo-de-Mel!
      Tens de fazer esta receita! Vais adorar. É mesmo fofo e delicioso.
      Um beijinho

      Eliminar
  7. Adorei ler-te :) já sabes que partilhamos tantas destas coisas boas com as avós. Sem dúvida que temos uma vida muito mais doce com elas e com as receitas delas.
    Tanto do que aqui escreves poderia ter sido eu a escrever, até os bolinhos feitos com areia molhada quando era pequena.
    São estas as melhores receitas de sempre e para sempre :)
    Aquelas que nos fazem sorrir e estarmos juntos.
    Eu não posso tocar em café, mas imagino que fique maravilhoso com cevada acabada de fazer (um dos prazeres que aprendi a beber com a minha avó e avô).
    Um beijinho minha querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande viva a todas as avós querida, em especial às nossas!
      Beijinho

      Eliminar
  8. Bom dia Patrícia,

    O meu nome é Ana Pinto e esta receita de bolo de café parece-me deliciosa. Gostava de experimentar, mas fiquei somente com uma dúvida. Esta não leva manteiga ou qualquer outro tipo de gordura?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Ana Pinto!
      Antes de mais, obrigada pela visita!
      E não, este bolo não leva ponta de gordura :)
      Um beijinho

      Eliminar
    2. Muito obrigada Patrícia! Vou então experimentar um dia destes.

      Um beijinho

      Eliminar
  9. O nosso bolo está muito doce embora tenhamos utilizado as boas medidas um bem haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      obrigada pelo seu comentário. A medida de açúcar é a que consta da receita original, que tem mais de 40 anos. Hoje em dia, confesso que reduzo um pouco no açúcar (aliás, em quase todas as receitas que experimento), pelo que se achou muito doce, da próxima vez, use apenas 200/225g de açúcar. Obrigada!

      Eliminar
  10. Bolinho testado e aprovadissimo! Obrigada pela maravilhosa receita :)

    http://cozinhaemsarilhos.blogspot.co.uk/2016/05/bolo-fofo-de-cafe.html

    ResponderEliminar
  11. Boa noite. Não gosto mesmo nada de canela. Sente-se muito? Se sim posso retirar? E colocar mais farinha?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  12. It’s really a great and useful piece of information. I am glad that you shared this useful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing. Feel free to visit my website; 바카라사이트

    ResponderEliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!