O que seria do mundo sem as receitas das nossas avós?
O de todas as outras pessoas não posso dizer, mas o meu seria certamente menos doce, menos saboroso e muito menos feliz. Não guardava comigo tantas e boas memórias, agarrada ao avental da minha avó, no meio dos tachos, tacinhas e colheres de pau que tantas vezes lhe pedia para brincar. Fazia bolinhos de terra e ervas no pátio, misturava feijões e massinhas e perdia a noção do tempo entretida na minha cozinha improvisada. Mais tarde, já ajudava a avó a fazer bolinhos, a untar as formas com a manteiga que me besuntava os dedos das mãos e a colocar todos os ingredientes na bancada para que nada ficasse esquecido. As farinhas, o fermento e o açúcar. Os ovos, nada fáceis de separar nas primeiras tentativas, as laranjas, os limões e o chocolate. Um aparato tão bem encenado que fez parte de incontáveis tardes da minha infância.
Embora adore receber livros novos e marcar novas receitas para experimentar, são às da minha avó que volto sempre. Porque são deliciosas, porque todos gostam e porque, de cada vez que as faço, volto à sua cozinha e ao meu eu pequenino que cresceu com a sorte de aprender tanto, mas tanto com quem sempre cozinhou com amor. E esse será sempre o melhor ingrediente, aquele que torna tudo muito mais doce.
Até breve!
O BOLO DE CAFÉ DA MINHA AVÓ
Ingredientes
4 ovos médios à temperatura ambiente (de preferência caseiros ou biológicos), separados
275g de açúcar amarelo
80 ml de café forte, morno (cerca de 1 chávena de café)
225g de farinha de trigo
1 c.sopa de fermento em pó
1 c.chá de canela em pó
açúcar em pó para polvilhar no final
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar com manteiga uma forma redonda de buraco (a minha tem cerca de 22 a 24 cm de diâmetro) e polvilhar com farinha. Reservar.
Numa taça, bater as claras com uma pitada de sal fino, até ficarem em castelo, bem firmes.
Á parte, bater as gemas com o açúcar (costumo juntar 1 pouco das claras já batidas - cerca de 1 c.sopa) até a mistura ficar bem fofa e esbranquiçada. Juntar o café e misturar bem.
Peneirar para a taça a farinha com o fermento e a canela em pó e bater até a massa ficar bem uniforme. Finalmente, incorporar as claras batidas, envolvendo suavemente para não retirar o ar.
Distribuir a massa na forma e levar ao forno durante 40 a 45 minutos (não abrir a porta do forno antes da primeira meia hora da cozedura, para o bolo não ir abaixo), ou até o bolo estar cozido, verificando com um palito (se este sair seco, o bolo está pronto).
Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer um pouco numa rede metálica antes de desenformar. Quando estiver frio, polvilhar toda a superfície com açúcar em pó e servir em fatias.
Nota: Este bolo de café é um dos bolinhos de chá mais perfeitos que podem existir. É fofo, muito fofo e com um sabor subtil a café. Aguenta-se bem 3 a 4 dias, desde que devidamente embrulhado em papel de alumínio. O meu filho não resiste a levar sempre umas fatias para a escola nos dias seguintes!
Não há nada melhor do que uma fatia de um bolo caseiro.
ResponderEliminarEste ficou bem bonito e podia ser o meu lanche logo à tarde.
Então não é Fátima!
EliminarEste bolo é mesmo delicioso e perfeito para o lanche.
Um beijinho
Deve estar óptimo o teu bolo!
ResponderEliminarE os bolinhos que as nossas avós faziam vão ser sempre os melhores ... e sabe tão bem quando os nossos filhos nos pedem para fazer os bolos da sua bisavó ... são miminhos que seguem de geração em geração!
Olá Susana!
EliminarPara mim, as receitas da minha avó serão sempre as melhores! E curiosamente são as que mais pedem para repetir cá em casa.
Um beijinho e obrigada por passar por aqui
Adoro receitas de família seja elas de mães ou de avós! Da minha avó não tenho grandes memórias de a ver cozinhar! Apenas me recordo de a ver fazer maionese e waffles! Permite-me que te roube esta receita! Adoro receitas de família, mesmo que não seja da minha! Beijinhos
ResponderEliminarRouba à vontade querida!
EliminarVais adorar!
Um beijinho
Olá
ResponderEliminarEste bolo é muito apetecível, até os olhos comem
Fantástico
Bjs
Obrigada Maria!
EliminarÉ mesmo uma delícia este bolo.
Beijinho grande
Patrícia,
ResponderEliminarDa minha avó não tenho receitas de bolos. Só de borrego e frango assado, arroz de forno e comidinhas de conforto.
Da minha mãe sim, tenho uns clássicos que guardo muito bem e sim, são verdadeiros tesouros estas receitas de família que guardamos.
Deve ser magnífico este bolinho e o aspecto é tão fofo!
Um beijinho,
Lia
São as melhores heranças querida Lia!
EliminarE sim, é mesmo fofo este bolo ;)
Um beijinho
Da minha avó tb ñ tenho receitas de bolos, mas tenho a cert q esse é uma maravilha! Já fiz bolos com café e ficam uma delícia :) Hei de fazer este tb! Bjinho e bom fds!
ResponderEliminarOlá Anjo-de-Mel!
EliminarTens de fazer esta receita! Vais adorar. É mesmo fofo e delicioso.
Um beijinho
Adorei ler-te :) já sabes que partilhamos tantas destas coisas boas com as avós. Sem dúvida que temos uma vida muito mais doce com elas e com as receitas delas.
ResponderEliminarTanto do que aqui escreves poderia ter sido eu a escrever, até os bolinhos feitos com areia molhada quando era pequena.
São estas as melhores receitas de sempre e para sempre :)
Aquelas que nos fazem sorrir e estarmos juntos.
Eu não posso tocar em café, mas imagino que fique maravilhoso com cevada acabada de fazer (um dos prazeres que aprendi a beber com a minha avó e avô).
Um beijinho minha querida.
Um grande viva a todas as avós querida, em especial às nossas!
EliminarBeijinho
Bom dia Patrícia,
ResponderEliminarO meu nome é Ana Pinto e esta receita de bolo de café parece-me deliciosa. Gostava de experimentar, mas fiquei somente com uma dúvida. Esta não leva manteiga ou qualquer outro tipo de gordura?
Muito obrigada
Bom dia Ana Pinto!
EliminarAntes de mais, obrigada pela visita!
E não, este bolo não leva ponta de gordura :)
Um beijinho
Muito obrigada Patrícia! Vou então experimentar um dia destes.
EliminarUm beijinho
O nosso bolo está muito doce embora tenhamos utilizado as boas medidas um bem haja
ResponderEliminarBoa tarde,
Eliminarobrigada pelo seu comentário. A medida de açúcar é a que consta da receita original, que tem mais de 40 anos. Hoje em dia, confesso que reduzo um pouco no açúcar (aliás, em quase todas as receitas que experimento), pelo que se achou muito doce, da próxima vez, use apenas 200/225g de açúcar. Obrigada!
Bolinho testado e aprovadissimo! Obrigada pela maravilhosa receita :)
ResponderEliminarhttp://cozinhaemsarilhos.blogspot.co.uk/2016/05/bolo-fofo-de-cafe.html
Boa noite. Não gosto mesmo nada de canela. Sente-se muito? Se sim posso retirar? E colocar mais farinha?
ResponderEliminarObrigada.
It’s really a great and useful piece of information. I am glad that you shared this useful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing. Feel free to visit my website; 바카라사이트
ResponderEliminarLooking forward on your work and I think that you're always doing an excellent job!!
ResponderEliminarI really appreciate you for this informative post and I really liked it. Keep sharing.
ResponderEliminarYour style is very unique. Appreciate you for posting Valuable tips, Thankyou!
ResponderEliminarNice post. I learn something totally new and challenging on blogs, Its great.
ResponderEliminar