17/09/2015

Coroa Brioche de Laranja e Côco


coroa de laranja

coroa de laranja

E depois de uns dias de chuva a fazer lembrar o outono, eis que o sol volta a brilhar e o verão regressa para a despedida final. 
Por aqui ainda temos esperança de visitar a praia uma última vez, o guarda-sol e as toalhas ainda estão na mala do carro e as previsões apontam para um fim de semana com mais calor. Renovar as energias antes mesmo da escola começar e da rotina se instalar de vez. Os livros já estão encadernados (sim, por mim) e a mochila já está quase cheia de tanto material, pronto a estrear. Quando era miúda ansiava pelo dia em que ia à papelaria do bairro comprar o material novo para a escola. Cheirar os cadernos, namorar os lápis de cor, as borrachas e as canetas. Arrumar tudo direitinho e escrever o meu nome nas etiquetas. Hoje corremos todos à procura das promoções nas grandes superfícies e a graça já não é a mesma, mas ainda assim há um brilho nos olhos quando chegamos a casa e damos conta que mais uma etapa vai começar na vida dos nossos filhos. 

Entretanto, e porque ainda faltam três dias, o momento é de pausa. Ligar o forno e pôr as mãos na massa. Vê-la crescer e com ela formar uma coroa linda e cheia de sabor. Outra vez a laranja e o côco que tanto gostei na última granola que fiz. A lembrar um pão de deus, mas confesso, por mero acaso. 
Quem sabe, para saborear e partilhar ao final do dia na praia e dizer adeus à estação.
Até breve!

coroa de laranja

coroa de laranja

coroa de laranja e coco

COROA BRIOCHE DE LARANJA E CÔCO

ingredientes para a massa
(usei a mesma receitas dos caracóis de canela da Donna Hay)

1 saqueta de fermento de ação rápida (11g - usei da Ferminpan)
160 ml de leite meio gordo morno
500g de farinha de trigo T65
50g de açúcar amarelo
1 c.chá rasa de sal fino
2 ovos, ligeiramente batidos
125g de manteiga ou margarina vegetal, derretida e arrefecida

ingredientes para o recheio

85g de manteiga (ou margarina vegetal) amolecida até estar quase derretida
75g de açúcar amarelo
raspa da casca de 2 laranjas
100g de côco ralado + extra para salpicar no final


preparação

Numa tigela, dissolver o fermento e 1 colher de café de açúcar amarelo no leite com a ajuda de uma vara de arames. Deixar repousar durante 5 minutos num local quente, ou até que se comecem a formar bolhas de ar na superfície.
À parte, misturar numa taça grande a farinha com o restante açúcar e o sal. Fazer uma cova no centro e deitar a manteiga/margarina derretida, os ovos e o leite. Amassar a uma velocidade baixa durante 1 minuto na batedeira, com o gancho de amassar, até que os ingredientes se misturem. Aumentar a velocidade e amassar durante mais 5 minutos, ou até a massa se despegar com facilidade da taça (é sinal de que está pronta).
Tapar a taça com película aderente e deixar levedar num local quente e seco (e sem correntes de ar) durante 1 hora, ou até a massa duplicar de volume.
- quem não tiver batedeira com gancho de amassar, pode amassar à mão, durante 10 minutos, com as mãos enfarinhadas, ou até sentir a massa bem elástica. Formar depois uma bola e colocar numa taça coberta com película aderente para levedar. 
Entretanto, pré-aquecer o forno a 180 ºC e preparar o recheio: misturar bem o açúcar e as raspas de laranja com a manteiga e, em seguida, misturar o côco ralado até se formar uma pasta.
Destapar a taça e colocar a massa numa superfície enfarinhada. Estender a massa com a ajuda de um rolo, formando um retângulo com cerca de 1 cm de espessura.
Com a ajuda de uma espátula, espalhar o recheio em toda a superfície, deixando uma pequena margem em relação às bordas (para evitar que o recheio saia ao enrolar-se a massa). Enrolar cuidadosamente a massa, no sentido do comprimento.
Com uma faca enfarinhada, cortar, no mesmo sentido, a massa em duas tiras de igual espessura, deixando um pedaço do final unido. Sobrepor as tiras, uma de cada vez, num efeito entrançado, e unir no final, formando a coroa (ver exemplo aqui).
Passar a coroa para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e levar ao forno até estar cozida (cerca de 25 minutos, mas o melhor é verificar com o teste do palito).
Retirar a coroa do forno e deixá-la arrefecer em cima de uma grelha metálica. Salpicar com um pouco mais de côco ralado e cortar às fatias para servir.
É deliciosa morna!

Nota: se sobrarem fatias, envolvê-las em papel de alumínio e colocá-las dentro de uma saco no congelador. Ficam super fofas depois de descongeladas na noite anterior para saborear no dia seguinte. 

12 comentários:

  1. Eu era capaz de ficar horas a olhar para as tuas fotos! Essa coroa está linda e apetecia-me devorar essas três fatias! Não posso, mas apetecia! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!
      Assim deixas-me sem graça ;) Esta coroa é mesmo suculenta e apetitosa. Faz muito lembrar o típico pão de deus, mas com o aroma a laranja.
      Aproveita o fim de semana para "pecar" um bocadinho ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Essa trança ficou bem bonita!
    Acho que a vou fazer este fim de semana, para levar a um piquenique se o S.Pedro não pregar das suas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima!
      Parece que o S. Pedro vai ser amigo este fim de semana ;) e esta coroa é perfeita para partilhar num piquenique. Diga-me depois como ficou.
      Um beijinho

      Eliminar
  3. Olá
    Que coroa maravilhosa
    Adorei como sempre
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosa coroa Patrícia!
    Eu ia já com ela fazer uma tarde de praia ;)
    Que giro, lembrei-me logo de um pão de deus, adoro o coco, deve ser tão boa e fofa.
    Pelos vistos a praia está óptima, eu estou a trabalhar, mas sei de fonte segura :) aproveita bem e vai apanhar os figos mulher!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      Verdade, parece e sabe quase a um pão de Deus, mas só quando a provei é que me apercebi disso. Quando a imaginei nunca associei. Mas fica igualmente deliciosa e super fofa como o pão de côco.
      A praia esteve deserta e linda, soube tão bem ;)
      E o próximo fim-de-semana vou finalmente ver se os pássaros não comeram os figos todos!
      Beijinho

      Eliminar
  5. Que delícia Patrícia!
    Adoro coroas. Ficam sempre lindas e com estes dois sabores que adoro, só pode ser um pedacinho de céu em termos de sabor!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Lia!
      É mesmo deliciosa esta coroa! Nos últimos tempos, foi das melhores experiências que fiz na cozinha. Tens de experimentar!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Fiz e adorei!
    Amanhã sai o post no blog.
    Obrigada pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Fátima!
      Ainda bem que gostaste! Por aqui foi um sucesso.
      Amanhã vou ver a tua partilha! Obrigada :)
      Beijinho

      Eliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!