E eis que novembro chegou, embalado pelo som da chuva que cai sem parar.
É tempo de ficar em casa, calçar as meias e aconchegar as camas. Já há mantinhas nos sofás e pijamas quentinhos para vestir e as refeições saboreiam-se do forno que já se quer sempre ligado. Assam-se maçãs com canela enquanto esperamos pelas castanhas que vamos buscar no fim de semana. Fazemos pão e bolachinhas para a escola. E enquanto um peixe assado com legumes da época nos espera para o jantar, preparamos as granolas que nunca faltam no pequeno-almoço.
Hoje trago uma receita muito simples e que é perfeita para esta altura no ano, em que queremos saborear tudo quentinho. Mesmo o pequeno-almoço. São uma papas de aveia que, ao invés de serem feitas tradicionalmente ao lume (e que continuam a ser as minhas favoritas), são feitas no forno e ficam muito parecidas com um bolinho, mas sem farinha. Podem levar quase todo o tipo de fruta a acompanhar, bem somo sementes e frutos secos, e são deliciosas acompanhadas com iogurte e fruta fresca regada com mel.
Nestas primeiras que fiz, usei mirtilos que tinha congelado do verão, mas já testei novamente a receita com cubinhos de maçã e nozes e ficaram igualmente saborosas.
Não digam a ninguém, mas também gosto de comer estas papinhas como sobremesa ;)
Até breve!
PAPAS DE AVEIA NO FORNO COM MIRTILOS
Ingredientes (para um tabuleiro retangular médio)
2 chávenas de flocos de aveia integrais
1 c.sobremesa de fermento em pó
1 c.chá de canela em pó
1 pitada de sal
2 chávena de leite de aveia
1/4 chávena de mel ou maple syrup
1 ovo médio, de preferência caseiro ou biológico
1 chávena de mirtilos frescos ou congelados (ou outra fruta do vosso agrado, como maçãs, peras, bananas ou framboesas)
1 punhado de frutos secos cortados grosseiramente, opcional
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180 ºC e untar uma assadeira com óleo de coco.
Numa taça grande, misturar os flocos de aveia com o fermento, a canela e o sal. Noutra taça, misturar bem com uma vara de arames o leite com o mel e o ovo. Adicionar esta mistura à taça dos ingredientes secos e envolver bem, juntamente com metade dos mirtilos (e metade dos frutos secos, se desejarem).
Verter tudo para a assadeira e salpicar a superfície com os restantes mirtilos (e metade dos frutos secos, se desejarem). Levar ao forno durante 25 a 30 minutos ou até a mistura estar consistente.
Servir morno ou frio com iogurte natural e mais fruta, se preferirem.
Notas: estas papas assemelham-se muito a um bolo. Além de as saborear ao pequeno-almoço ou lanche, com um pouco de iogurte, frutos e mel, também gosto de cortar fatias e levá-las comigo na marmita. Aguentam-se bem 2 a 3 dias na assadeira, bem selada com película aderente ou papel de alumínio. Caso seja apenas uma pessoa a consumir, aconselho a fazerem apenas meia receita.
Adorei a tua descrição sobre a chegada de novembro e revejo-me nela... Em relação às tuas +a+inhas parecem-me ser uma versão deliciosa das típicas papas de aveia. Hei-de experimentar!
ResponderEliminarum beijinho
Olá Paula!
EliminarObrigada ;)
Esta versão de forno de papas de aveia é completamente diferente das feitas ao lume, mas igualmente deliciosa e quentinha! Experimente e depois conte-me como foi o resultado.
Um beijinho
Adoro papas de aveia mas nunca fiz no forno! Faço sempre papas de aveia no tacho uma vez por semana! Da próxima vez faço estas no forno pois parecem fantásticas! Beijinhos
ResponderEliminarOlá Cozinha 100 Segredos!
EliminarSe gostas de papas de aveia quentinhas, então vais gostar destas de forno também. Quase parecem uma barrinhas fofas e estão logo prontas para um pequeno-almoço ou lanche mais apressado.
Um beijinho
Olá
ResponderEliminarGostei muito, amo este tipo de comidas saudaveis
Bjs
Obrigada Maria!
EliminarUm beijinho
Olá Patrícia,
ResponderEliminarAcreditas que não consigo gostar de papas de aveia? Pois, não gosto mesmo nada mas tenho pena, pois quanto vejo receitas assim lindas como esta, fico a pensar que gostaria de gostar :))).
Um beijinho,
Lia
A sério Lia?!
EliminarOh....
A mim foi a minha avó que me habituou a comer porridge desde pequena, apenas com casca de limão, canela e açúcar e, desde então, sempre gostei de as saborear, sobretudo nos dias frios.
Um beijinho
Hmm, parece-me um belo pequeno-almoço ou lanche para um fds destes ;) Bjinhos.
ResponderEliminarE parece-te bem Anjo de Mel ;)
EliminarUm beijinho
Bom dia!
ResponderEliminarUma delicia estas tuas papas de aveia... perfeitas para manhãs frias e preguiçosas...
Bjs e bom fim de semana!
Obrigada minha querida!
EliminarUm bom fim de semana para ti também.
Beijinho
Patrícia,
ResponderEliminaradoro papas de aveia e desde que descobri as do forno da oh she glows, com maçã. foi amor.
Está mesmo na altura de ligarmos o forno e fazermos coisas boas destas!
E já sabes que com mirtilos eu adoro :) venha daí uma tacinha dessas de conforto.
Um beijinho.
Ui, tenho de experimentar a de maçã querida ;)
EliminarBeijinho
Olá! Parece ser delicioso! Vou experimentar agora mesmo no mealprep. Uma questão, disse que aguentam-se 2 dias. Guarda no frigorífico? Obrigada!!
ResponderEliminar