21/06/2015

Mais um bolo para celebrar...

buttercream de morangobolo de aniversário de morango

Não houve festa, nem bolo. Nem velas para soprar. Houve, sim, muito sol, areia nos pés e os primeiros mergulhos no mar. E sorrisos, muitos sorrisos.
No primeiro dia de verão eu nasci e não me lembro de melhor dia para celebrar. O dia que é o maior de todo o ano, com mais luz e que anuncia a estação mais querida de todas. A dos pés descalços, das mangas curtas, dos banhos de sol e de outros mais salgados, dos piqueniques e das festas ao luar, das frutas doces e dos gelados, das leituras na praia ou numa rede a balancear... bem-vindo verão!

Se tivesse feito um bolo para comemorar mais um ano de vida seria este que preparei para o Dia da Mãe. Juntei a receita infalível do Bolo de Água da minha avó com a do creme de manteiga merengado da fada dos bolos do momento (a inspiradora Linda Lomelino, do blog Call me Cupcake) e o resultado foi este bolo fresco e delicioso. 
Confesso que raramente faço bolos hipercalóricos como este, mas como as regras são para serem quebradas, de vez em quando merecemos todos umas garfadas bem gulosas que nos façam suspirar. Foi a primeira vez que fiz uma creme de manteiga merengado e fiquei bastante satisfeita com o resultado. O creme dá algum trabalho, mas fica mais leve que o tradicional (e ainda mais calórico) buttercream e liga perfeitamente com uma base de pão-de-ló e fruta. Então fresquinho é uma delícia. 
Até breve e bons mergulhos!

creme de manteiga merengado

bolo de morangos

BOLO DE MORANGO COM CREME DE MANTEIGA MERENGADO

Ingredientes para o Bolo de Água

6 ovos médios (gemas e claras em separado)
1 chávena de açúcar
2 chávenas rasas de farinha
1 c.sopa rasa de fermento em pó
1 chávena de água com algumas gotas de sumo de limão

Ingredientes para a Calda de Açúcar

1 chávena de açúcar
2 chávenas de água 

Ingredientes para o Creme de Manteiga Merengado
(receita adaptada daqui)

5 claras
250g de açúcar, ligeiramente moído num processador de alimentos
300g de manteiga amolecida
150g de morangos desfeitos em puré 

Decoração e Recheio

Morangos
Folhas de hortelã


Preparação

Começar por preparar o bolo: pré-aquecer o forno a 180 º. Untar e forrar com papel vegetal também untado 2 formas redondas de fundo amovível com 20 cm de diâmetro. Reservar.
Numa taça, bater as claras em castelo bem firme. 
À parte, bater as gemas com o açúcar até a mistura ficar bem fofa e esbranquiçada. Juntar a farinha e o fermento peneirados, a água e misturar bem.
Envolver suavemente as claras em castelo e distribuir uniformemente a massa pelas duas formas. Levar ao forno durante 35 a 40 minutos, ou até os bolos estarem cozidos (verificar com o teste do palito). Retirar do calor e deixar arrefecer em cima de rede metálicas antes de desenformar.

Enquanto os bolos cozem, preparar a calda, levando ao lume num tachinho o açúcar e a água, deixando ferver durante 5 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer.

Preparar agora o creme de manteiga merengado: colocar ao lume numa taça de inox ou pirex, em banho-maria, as claras e o açúcar (a taça não deve tocar na água). Com uma batedeira de mão, bater constantemente até a mistura atingir os 65 º. Se não tiverem termómetro, como é o meu caso, testem se a mistura está pronta vericando se está quente ao toque e, ao esfregá-la dedos não sentirem o granulado do açúcar.
Retirar a taça do banho-maria e continuar a bater sem parar, durante mais 5 a 10 minutos, em velocidade média-alta, ou até a mistura arrefecer, ficar bem brilhante e firme.
Quando a taça estiver fria ao toque, adicionar lentamente a manteiga amolecida, batendo sempre. Não se preocupem se parecer que a mistura vai talhar, o importante é continuar a bater. Depois de se adicionar toda a manteiga, juntar por fim o puré de morangos, batendo mais um pouco até a mistura ficar cremosa.

Quando os bolos estiverem completamente frios, desenformar e cortar cada um em duas metades de igual altura. Regar os 4 bolos com a calda de açúcar, picando toda a superfície com um garfo para ajudar à sua absorção.
Colocar 1 bolo num prato de servir e barrar a superfície com o creme de manteiga merengado. Dispor por cima fatias finas de morango e cobrir com outro bolo. Repetir todo o processo até à útima camada de bolo. Cobrir todo o bolo com o creme de manteiga, alisando a superfície com a ajuda de uma espátula de inox. Decorar o topo do bolo com morangos inteiros e folhas de hortelã.
Guardar o bolo no frigorífico, pelo menos, 3 horas antes de servir (o ideal será de um dia para o outro).

Nota: as gemas que sobraram do creme podem ser aproveitadas nestas receitas:

14 comentários:

  1. O bolo ficou lindo emparece ser delicioso, um dia vou experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozinha100segredos,
      O bolo é mesmo delicioso. Foi a primeira vez que o fiz e todos cá em casa quiseram repetir ;)
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Que bolo tão bonito e com aspecto fresco
    Parabéns atrasados

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Bolo este que apetece já um pedaço
    É lindoooooo
    Adorei
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Ficou absolutamente lindo e esse interior, convida mesmo a umas valentes garfadas!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lia!
      Fica mesmo fresquinho este bolo. E eu como adoro morangos sou sempre suspeita ;)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Nasceste num dia tão bom, e melhor ainda poder celebrar da maneira que o fizeste, na praia, com sorrisos dos teus, assim sim!
    E este bolo é tão lindo, acho que ia adorar comer uma fatia fresquinha, com esse buttercream merengado em tom de rosa, ficou tão lindo.
    Que seja sempre assim, doce e cheio de sol, esse dia. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Hummmm que maravilha de bolo! Feliz aniversário atrasado. Sim o verão é a melhor estação do ano e a mais esperada. Nada melhor do que comemorar com esse bolo maravilhoso! Ficou show!
    Beijinhos! ♥.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lar cor-de-rosa!
      É mesmo bom fazer anos no verão ;)
      Um beijinho

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Olá :)

    Pode dizer-me qual a medida da caneca?
    Estou com uma dúvida em relação à preparação do creme de manteiga merengado: como é que colocando uma taça em banho maria com as claras e o açúcar, esta taça não toca na água?
    Obrigada.

    Beijinho,
    Filipa

    ResponderEliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!