28/08/2013

Tarte de Figos e Ricotta

tarte de ricotta e figos
entrada de figos e presunto

figos com presunto
tarte de figos e ricotta

tarte de figos

Uma Tarte que anuncia o lento início do fim do Verão.
Ainda fresca e alegre, mas com os sabores que marcam a sua etapa final, quando as últimas frutas amadurecem nas árvores. É tempo de colher os figos, festivos, doces e carnudos, e saboreá-los mal os apanhamos da árvore, sentados junto à sua sombra enquanto comtemplamos a paisagem que nos esmaga com a sua singela beleza.
Perfeitos para combinações doces ou salgadas, eles tornam-se o pretexto ideal para folhear os livros e cadernos de receitas, em busca de inspiração para um prato que nos faça sorrir de imediato.
Desta vez, decidi-me por uma entrada, numa tarte fresca de queijo ricotta com fatias finas de presunto a acompanhar. A polpa texturada e adocicada dos figos pingo de mel combinam lindamente com a cremosidade e sabor suaves do ricotta perfumado com raspas de limão. As fatias finas de presunto acrescentam ainda mais textura ao prato, num toque salgado que abre o apetite para o prato seguinte.
Sem dúvida, um casamento de sabores eterno.

TARTE DE FIGOS E RICOTTA

ingredientes

1 embalagem de massa quebrada fresca
6 a 8 figos pingo de mel maduros
1 embalagem de queijo ricotta
raspa da casca de 1 limão
sal e pimenta q.b.
folhas de hortelã para guarnecer
fatias finas de presunto para acompanhar, se deejarem


preparação

1. pré-aquecer o forno a 200ºC e untar uma tarteira rectangular de fundo amovível com manteiga
2. retirar a massa quebrada do frio e sobrepor à tarteira, cortando os cantos com uma faca
3. com o cabo de uma colher de pau enfarinhado, pressionar as bordas da tarteira, acentuando o seu feitio
4. picar a base com um garfo e amachucar uma folha de papel vegetal de cozinha do tamanho da tarteira, colocando-a por cima
5. cobrir com feijões secos (para criar peso e a massa não insuflar) e levar ao forno durante cerca de 15 minutos, ou até a massa estar dourada e cozida
6. retirar a tarte do forno, removendo também os feijões e o papel vegetal, e deixar arrefecer enquanto preparamos o recheio
7. colocar o queijo ricotta numa taça, temperar com um pouco de sal e pimenta e polvilhar com as raspas de limão, envolvendo bem todos os ingredientes com uma espátula
8. cobrir o fundo da tarte com o queijo, alisando a superfície
9. cortar os figos em quartos e cobrir o recheio
10. levar ao frio até 30 minutos antes de servir, salpicando a tarte com folhas de hortelã
11. acompanhar com fatias finas de presunto

Até breve!

13 comentários:

  1. Adorei esta sugestão!
    E as fotos estão lindas!
    Beijinhos
    Lena

    ResponderEliminar
  2. :) Que bom voltar a ver-te Patrícia! Se calhar até já tinhas voltado, mas eu não tinha tido oportunidade de deixar comentário!
    Não é que o Verão vá já acabar, mas também eu tenho em mim um certo sentimento de despedida. E esta tarte é deliciosa em qualquer ocasião, mas adequa-se aqui na perfeição!

    E nada melhor que usarmos os frutos da época para terminar em beleza. Adoro figos, adoro a sua doçura com o mel e devem ficar super super numa tarte com a cremosidade e a suavidade do ricotta! Com cores de Verão, mas que ao mesmo tempo já me lembram Outono.

    Além de deliciada, fiquei nostálgica com esta tarte...linda! :)

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  3. olá
    esta tarte é encantadora.
    não me posso esquecer que todas as introduções que faz sao espetaculares.
    adorei
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Ricotta e figos...não digas mais nada :))
    querooo uma fatia!

    ResponderEliminar
  5. Uma tarte que é uma perdição!...
    Se não for indiscrição, onde posso encontrar a tarteira rectangular como tens na foto?

    ResponderEliminar
  6. Adorei esta tarte! Para além de ser linda deve ser uma verdadeira delícia!! Com ricotta só pode ser óptima :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Excelente receita! Ficou absolutamente linda e a combinação é perfeita.

    ResponderEliminar
  8. Quendo vi esta tarte pensei que era doce! Adorei, deve ficar fantástica com o presunto!
    E as fotografias... sem palavras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma perdição, delicada, fresca, saudável era tudo o que eu queria agora! Adorei beijos

    ResponderEliminar
  10. Que linda tarte Patrícia!
    Não me fales em fim do verão, que eu ainda não estive de férias e só agora poderei finalmente aproveitar :)
    Adoro figos!! os meus ainda não amadureceram, deixando a casa a salivar por eles!
    A tarte está perfeita, com a ricotta e a companhia do presunto.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Que fotografias lindas :)
    Está linda a tarte, cheia de figos e com ricotta que eu tanto gosto!
    Uma fatia bem tentadora!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Apaixonei-me pelas fotos, Patrícia! Lindas e apetitosas! também gosto muito de figos e esta tua sugestão deve tê-los ainda deixado mais deliciosos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro figos (minha fruta preferida) e essa tarte está a chamar por mim :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!