12/11/2014

Granola de Centeio e Maçã para o Outono

granola de centeio e maçã

granola de outono

Quem já me conhece sabe que eu adoro comer e fazer granolas em casa. 
Passou a ser um ritual constante ao fim de semana preparar os meus próprios cereais e snacks para o pequeno-almoço e lanche, e já faz muito tempo que não consumo nada que seja comprado. Adoro escolher os meus próprios ingredientes e combiná-los ao sabor do estado do tempo, das estações e, até, do estado de espírito. É tão bom e tão mais saudável.

A este respeito, muito se tem falado sobre a alimentação saudável, sobretudo nos últimos tempos. Se, no ano passado, a "moda" era falar dos superalimentos, este ano, os sumos detox e a alimentação confecionada sem glutén parece tomar conta dos palcos no que respeita à comida. 
Para que se saiba, não sou, nunca fui e provavelmente nunca serei uma fundamentalista. Em relação à alimentação e a tudo o resto na vida. Sou, sim, desde sempre (e assim fui educada) uma adepta de uma alimentação saudável, em que tudo é permitido desde que seja com conta, peso e medida. 
A crescer numa família com uma cozinha tradicional portuguesa, muito à base das sopas, do uso do azeite, e dos cozinhados mediterrânicos, hoje a minha alimentação é um reflexo do que me ensinaram. Come-se sopa todos os dias, feita dia sim, dia não com legumes maioritariamente biológicos e caseiros (tenho essa sorte!) e, em muitas delas, a batata é substituída por outros legumes como a couve flor e a batata doce, que engrossam e tornam a sopa igualmente cremosa, acrescentando-lhe valor nutricional. Os pratos principais são quase sempre de peixe com legumes, sobretudo ao jantar, e as carnes maioritariamente brancas. Os fritos fazem raras aparições e o pão é sempre de mistura, integral ou de cereais. Quanto aos doces, são feitos em casa: um bolo ou scones para os lanches de fim de semana, bolachas para petiscar (já não me lembro da última vez que comprei um pacote de bolachas) e sobremesas pouco calóricas quando a gula fala mais alto em noites de verdadeira preguiça (onde os crumbles de fruta e aveia lideram o topo das escolhas); todos eles preparados sem açúcares processados (apenas açúcar amarelo ou mascavado, mel e agave), que aboli da minha cozinha faz muito tempo. E como as regras servem para ser quebradas, nos dias especiais não há restrições, porque o dia a dia é sempre equilibrado. Não resisto ao Cozido à Portuguesa da minha avó, nem ao arroz de feijão e chouriço da minha sogra, e adoro o leite creme da minha tia M. 

No entanto, nos últimos anos (e sobretudo desde que fui mãe), despertou em mim a curiosidade no uso de outro tipo de alimentos, mais naturais, como algumas sementes, farinhas, óleos e adoçantes. Adoro fazer bolos, bolachas e panquecas com farinha de espelta, de centeio e de aveia, e adoçá-los com agave ou geleia de arroz. Mas isso não significa que deixe de cozinhar completamente com a farinha de trigo normal, até porque temos a sorte de ninguém cá em casa ter algum tipo de intolerância alimentar, para não falar no facto de que esse tipo de farinhas têm um custo muito elevado, não sendo possível estar sempre a utilizá-las, com muita pena minha. O óleo de côco foi uma descoberta maravilhosa, mas uso-o apenas nas granolas. Quanto ao resto, faço uma a duas refeições vegetarianas por semana, mas só para mim, que os meus rapazes ainda sentem a falta da carne ou do peixe; não aderi, de todo, à moda dos sumos detox (como muita sopa, legumes e fruta fresca) e apenas não bebo leite animal (apenas iogurte). 
Moda, moda, só mesmo a dos cereais, que tão bem me fazem e sabem! E esta Granola de Outono é simplesmente deliciosa!
Até breve!

granola

GRANOLA DE CENTEIO E MAÇÃ

ingredientes 
(para um frasco com capacidade de 1,5l)

2 chávenas de flocos de centeio integral **
2 chávenas de arroz tufado integral *
1/2 chávena de pevides de abóbora sem sal **
1 chávena de café de sementes de sésamo ou linhaça **
1 chávena de café de sementes de girassol **
2 c.sopa de sementes de chia **
1 c.chá de canela em pó
200 ml de mel de rosmaninho ou agave *
2 c.sopa de óleo de côco *
80g de pedaços de maçã desitratada (encontra-se à venda nos supermercados, junto aos frutos secos)

* à venda em lojas de produtos naturais
** à venda em super ou hipermercados, no corredor da alimentação saudável (e também em lojas de produtos naturais)

preparação

1. pré-aquecer o forno a 200ºC e forrar um tabuleiro grande com papel vegetal
2. numa taça grande misturar os flocos de centeio com o arroz tufado, as pevides de abóbora, as sementes de sésamo, de girassol e de chia e a canela em pó
3. num tachinho ao lume, aquecer ligeiramente o mel (ou o agave) com o óleo de côco, até estar morno, mexendo devagar
4. retirar do lume e verter na taça, envolvendo bem todos os ingredientes, com uma colher de pau 
5. deitar a mistura no tabuleiro, espalhando bem
6. levar ao forno durante 30 a 40 minutos, remexendo a cada 10 minutos, para que toda a granola fique uniformemente dourada e estaladiça
8. retirar do forno e deixar arrefecer antes de salpicar com os pedaços de maçã desitratada
9. guardar a granola num frasco hermético até 15 dias 

10 comentários:

  1. Adoro granola caseira.


    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto imenso de granola caseira, é sempre ao nosso gosto!

    ResponderEliminar
  3. Olá Patrícia
    Subscrevo inteiramente tudo o que disseste acerca da alimentação, um texto excelente que deve ser partilhado.
    Quanto à granola, nunca fiz em casa mas ando com muito curiosidade em experimetar, tenho visto várias receitas interessantes. E esta é sem dúvida uma delas!
    Um beijinho
    Helena
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. As tuas fotos são simplesmente lindas!!!
    É sempre um prazer passar por aqui,Patrícia!
    Linda, a tua granola!
    Beijinho

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Patrícia,
    acho que conseguiria ter escrito tudo o que escreveste, palavra por palavra na questão da alimentação.
    Não sou de modas, mas adoro comer de forma saudável, com direito a dar uma facadas na dieta habitual ao fim de semana ou se a vontade é muita e o dia na clínica assim o pede.
    Temos muito em comum pelo que vejo, e sim, também adoro granola caseira.
    Já há algum tempo que não faço, mas já sei qual será a minha próxima receita.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. 0la
    é realmente uma comida saudavel
    gostei muito
    bjs
    maria

    ResponderEliminar
  7. Nada melhor do que feito por nos :)
    saudável e delicioso!
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Eu também adoro fazer granola em casa. Sabe sempre tão melhor que a de compra, ams de vez em quando lá compro, infelizmente...
    Muito boa esta tua sugestão.
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Também foi preciso ser mãe para começar a fazer uma alimentação mais saudável e comecei com as granolas, após alguma pesquisa cheguei a este blog com muitas receitas fantásticas, que certemente vou experimentar, só faço uma alteração à receita das granolas, não uso mel ou óleo, mas sim puré de maça, certamente não fica tão doce, mas fica bom ; ) Obrigada por partilhar as suas receitas fantásticas ; )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Ana Neto pela sua visita!
      Também faço algumas granolas com puré de maçã ou banana e ficam deliciosas. Não tão doces, é verdade, mas ótimas.
      Um beijinho

      Eliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!