26/03/2014

Overnight de Chia e Morangos

overnight de chia e morangos

overnight de chia e morangos

Embora escondida, já dei as boas-vindas à Primavera.
As últimas duas semanas de sol e calor vieram renovar o espírito primaveril sempre desejoso de se mostrar. E nem o regresso do frio, da chuva e do vento gélido do norte esmoreceram a alegria desta chegada. É o início de mais um ciclo que se renova em permanência. Chegam as flores e os passarinhos que pousam nos parapeitos da janela e se espreguiçam ao sol.  O aroma da relva viçosa que nos convida a relaxar. E nas bancas dos mercados, os tons de vinho e castanhos começam lentamente a dar lugar a cores mais vivas e brilhantes, e já se encontram aqui e ali algumas das frutas mais vibrantes das estações mais quentes. Entre elas, os morangos, que são um dos meus frutos favoritos. Ando sempre desejosa por os encontrar e  saborear uns quantos mal chego a casa. Adoro incluí-los em sobremesas e saladas frescas ou a acompanhar uma fatia de bolo e umas deliciosas panquecas num brunch preguiçoso. E por falar em brunch, os morangos são também uma excelente escolha para o pequeno-almoço, em qualquer dia da semana, nomeadamente a acompanhar outros frutos em deliciosos smoothies, ou num overnight, como a receita que hoje aqui decidi colocar.

Os pequenos-almoços "overnight", além de muito saudáveis, têm a vantagem de serem preparados na noite anterior, deixando-se apenas os pequenos detalhes para o momento de servir. São uma excelente opção para quem tem pouco tempo pela manhã (como eu) mas não quer descurar a refeição mais importante do dia, reunindo numa única taça todos os nutrientes necessários a um bom despertar. Para além das propriedades antioxidantes dos morangos, ricos também em vitamina C, neste overnight temos também os benefícios do leite de aveia (100% vegetal e rico em fibra), do mel e das sementes de chia, consideradas um dos alimentos mais completos e nutritivos do mundo. Oriundos do México, estes pequenos grãos estão repletos de proteínas, cálcio, potássio, ferro e ómega 3, entre outras vitaminas essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo. Mergulhados em água ou em qualquer outro líquido, absorvem 12 vezes mais o seu peso e são muito saciantes, tornando-se verdadeiros aliados para quem deseja perder as gordurinhas acumuladas no inverno.
Agora, falta apenas desejar que os dias frios e cinzentos fiquem para trás e a energia do sol nos alegre os dias primaveris que temos pela frente!
Até breve e não se esqueçam de seguir as receitas do Fabrico Caseiro também no Facebook e no Pinterest!


OVERNIGHT DE CHIA E MORANGOS
(receita adaptada daqui)

ingredientes 
(para 1 taça)

1 copo de leite (magro, meio-gordo, de soja, aveia ou amêndoa - usei de aveia)
1 chávena de morangos lavados e sem pedúnculo, cortados em quartos + alguns para decorar
1 c.sopa de mel
2 c.sopa de sementes de chia
1 c.sopa de sementes de girassol para salpicar e acrescentar crocante à mistura, na hora de saborear

preparação

1. num liquidificador, misturar o leite com os morangos e o mel
2. deitar a mistura para uma tigela e acrescentar as sementes de chia, envolvendo bem
3. tapar a tigela com película aderente e guardar no frigorífico, durante a noite
4. de manhã, retirar do frio 10 minutos antes de servir e acrescentar mais alguns morangos cortados e sementes de girassol

12 comentários:

  1. Super delicioso e saudável, sem dúvida!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Receita rica, linda, saudável e com certeza deliciosa!
    Belas fotos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tem optimo aspecto e uma cor mesmo convidativa, perfeita para começar o dia

    ResponderEliminar
  4. Que pequeno almoço primaveril e fresco! E até podia ser uma sobremesa... gostei muito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicoso :)

    http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. olá
    esta receita é bem saudável.
    o aspeto está fabuloso.
    ideal para esta época.
    parabéns.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Os meus pequenos almoços são sempre a voar, mas estas sugestões são muito práticas porque se preparam na véspera! Ficaram com óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. E como são bons estes pequenos-almoços. Bom fim.de.semana

    ResponderEliminar
  9. Adoro Patricia!
    A Primavera puxa para coisas lindas, apesar do frio ter voltado, mas não importa, ja é primavera!!
    E os morangos são perfeitos de manhã ou quando apetecer.
    Adoro esta receita, costumo fazer de várias formas, a chia é um super alimento fabuloso.
    E começar assim o dia é mesmo saudável e delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. hummm que ar fresco!
    Venha de lá a primavera(onde quer que ela esteja) :)

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Já experimentei a tua receita, adorei, simplesmente deliciosa.
    Beijinhos e obrigada pela partilha
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Faço este tipo de pequeno-almoço já há algum tempo e gosto muito. Gostei da ideia de bater os morangos, costumo usar sempre fruta inteira :)
    Eu faço sempre num frasco, daqueles que sobram de alguma coisa, já têm tampa e guardo no frigorifico. Dependendo da fruta aguenta bem 3/4 dias. E também acrescento aveia.
    parabéns pelo blog, gosto mesmo muito!
    bjñs e obrigada :)

    ResponderEliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!