05/03/2014

Granola para os mais pequenos

granola de chocolate

granola

Quando a Catarina, do blog A Menina da Mamã, carinhosamente me endereçou um convite a participar na sua rubrica Crescer com Sabores, especialmente dedicada à alimentação infantil, soube logo o que ia preparar. Cá em casa, o pequeno-almoço, o lanche e os snacks são tão importantes quanto as refeições ditas principais e, confesso, são dos meus momentos diários à mesa favoritos.

Ultimamente, tenho andado em modo de granola caseira. Já a fazia com alguma frequência, mas agora quase não consigo passar sem ela. Gosto de a preparar, de escolher a combinação de ingredientes que ao longo da semana quero saborear. Lembrei-me então de criar uma granola versão kids, uma vez que praticamente todas as crianças adoram cereais ao pequeno-almoço, sobretudo os de chocolate, e nem sempre as granolas que preparamos para nós, adultos, são apetecíveis aos mais pequenos. Os cereais de compra têm os seus benefícios, mas também contêm elevadas doses de açúcar e alguma percentagem de matéria gorda, sem esquecer os conservantes e outros químicos que fazem parte dos alimentos embalados com prazo de validade elevado. Decidi então criar uma granola que, embora contenha o que as crianças mais gostam, ou seja o chocolate, é muito mais saudável e variada, com menos açúcar (apenas adoçada com mel) e nenhuma matéria gorda adicionada (usei claras para ligar os ingredientes).
Uma granola para os mais pequenos que os mais crescidos vão certamente adorar! Testada e aprovada pelo pequeno paleontólogo cá de casa!

Podem ver a minha sugestão no blog A Menina da Mamã aqui e aqui.
Mais uma vez, obrigada Catarina pelo convite e parabéns pela iniciativa.


GRANOLA DE ARROZ TUFADO COM PEPITAS DE CHOCOLATE

ingredientes
(faz 1 frasco com capacidade para 1l)

2 chávenas de flocos de aveia integral
1 chávena de arroz tufado de cacau
1/2 chávena de amêndoas e avelãs com pele
2 c.sopa de sementes de linhaça
1/2 chávena de mel de rosmaninho (ou outro mel claro)
2 claras
1 chávena de café de pepitas de chocolate

preparação

1. pré-aquecer o forno a 200ºC e forrar um tabuleiro retangular com papel vegetal
2. numa taça larga misturar os flocos de aveia com o arroz tufado, as amêndoas, as avelãs e as sementes de linhaça
3. à parte, misturar o mel com as claras, ligeiramente batidas, até a misturar ficar líquida
4. verter este preparado na taça dos ingredientes secos e envolver bem
5. deitar o conteúdo todo para o tabuleiro, espalhando bem, e levar ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, ou até a mistura adquirir um tom dourado e estar ligeiramente crocante (a granola endurece à medida que arrefece); a meio da cozedura, remexer a mistura com um garfo, de forma a que toste uniformemente
6. retirar o tabuleiro do calor e deixar arrefecer completamente sob uma grade metálica
7. salpicar com as pepitas de chocolate e guardar a granola num frasco de vidro hermético.
8. acompanhar a granola ao pequeno-almoço ou ao lanche, com leite frio ou iogurte natural


NOTA: a ideia de juntar claras com ingrediente de ligação entre os restantes encontrei no delicioso blog Le Tartine Gourmande, nesta receita.

12 comentários:

  1. Que bom aspecto, tem essa granola!
    As fotos estão lindas como sempre!
    Onde comprar o arroz tufado?
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Sílvia!
    Comprei o arroz tufado na secção de alimentação saudável no Jumbo.

    Beijinhos e obrigada
    Patrícia

    ResponderEliminar
  3. Para crianças e graúdos, pois para mim esta granola ficou mesmo apetitosa, já estou a imaginá-la misturada com um iogurte grego natural, que delicia :) Parabéns por esse convite tão especial :P

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Adoro granola, mas nunca fiz em casa! Estou sempre a dizer isto, mas tenho mesmo que fazer :) Até porque fica mais saudável e mais barata!
    Ficou maravilhosa, que óptimo aspecto!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Eu não sou criança, mas não vivo sem cereais ao pequeno-almoço e como elas não como cereais linha ou cereais sem chocolate.
    Bem sei que faz mal, mas não passo sem eles.
    Estou, porém, muito tentada a fazer esta granola e experimentar pequenos-almoços mais saudáveis a ver se me habituo. Afinal de contas, tem óptima cara e só pode ser delicioso!
    Vou guardar esta receita!

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  6. Olá, adorei a sugestão! Já fiz granola, adoro! Com arroz tufado ainda nunca experimentei, para os pequenos, parece-me uma excelente ideia!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Tenho que dizer, que ao ver as fotos "sonnhei" com a primavera!

    :)

    Bjs
    Dora

    ResponderEliminar
  8. Adorei esta versão sem gordura :) levo a dica.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  9. olá
    gostei desta refeição tão ligeira e saborosa.
    é para ter em consideração.
    como sempre adoro este blog.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Que aspecto granola e que delícia, para miúdos e graúdos, pois eu atacaria-a de imediato!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Para miudos e não só... que eu adoro granola e adoro chocolate!
    ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Patricia,
    que coisa boa num frasquinho!
    Adoro granola e tal como tu gosto de a fazer em casa.
    É uma maneira de controlarmos e saber exactamente o que leva.
    Podemos sempre fazer novas combinações.
    Eu às vezes nem faço para não abusar (como mesmo imensa se tiver o frasco a jeito hehe).
    Adorei a tua com o arroz tufado e o chocolate em pepitas, para todos!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!