26/01/2016

O Bolo de Café da Minha Avó

Bolo Moka

bolo moka

O que seria do mundo sem as receitas das nossas avós?
O de todas as outras pessoas não posso dizer, mas o meu seria certamente menos doce, menos saboroso e muito menos feliz. Não guardava comigo tantas e boas memórias, agarrada ao avental da minha avó, no meio dos tachos, tacinhas e colheres de pau que tantas vezes lhe pedia para brincar. Fazia bolinhos de terra e ervas no pátio, misturava feijões e massinhas e perdia a noção do tempo entretida na minha cozinha improvisada. Mais tarde, já ajudava a avó a fazer bolinhos, a untar as formas com a manteiga que me besuntava os dedos das mãos e a colocar todos os ingredientes na bancada para que nada ficasse esquecido. As farinhas, o fermento e o açúcar. Os ovos, nada fáceis de separar nas primeiras tentativas, as laranjas, os limões e o chocolate. Um aparato tão bem encenado que fez parte de incontáveis tardes da minha infância.
 
Embora adore receber livros novos e marcar novas receitas para experimentar, são às da minha avó que volto sempre. Porque são deliciosas, porque todos gostam e porque, de cada vez que as faço, volto à sua cozinha e ao meu eu pequenino que cresceu com a sorte de aprender tanto, mas tanto com quem sempre cozinhou com amor. E esse será sempre o melhor ingrediente, aquele que torna tudo muito mais doce.
Até breve!

bolo fofo de café

O BOLO DE CAFÉ DA MINHA AVÓ
 
Ingredientes
 
4 ovos médios à temperatura ambiente (de preferência caseiros ou biológicos), separados
275g de açúcar amarelo
80 ml de café forte, morno (cerca de 1 chávena de café)
225g de farinha de trigo
1 c.sopa de fermento em pó
1 c.chá de canela em pó
açúcar em pó para polvilhar no final
 
Preparação
 
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar com manteiga uma forma redonda de buraco (a minha tem cerca de 22 a 24 cm de diâmetro) e polvilhar com farinha. Reservar.
Numa taça, bater as claras com uma pitada de sal fino, até ficarem em castelo, bem firmes.
Á parte, bater as gemas com o açúcar (costumo juntar 1 pouco das claras já batidas - cerca de 1 c.sopa) até a mistura ficar bem fofa e esbranquiçada. Juntar o café e misturar bem.
Peneirar para a taça a farinha com o fermento e a canela em pó e bater até a massa ficar bem uniforme. Finalmente, incorporar as claras batidas, envolvendo suavemente para não retirar o ar.
Distribuir a massa na forma e levar ao forno durante 40 a 45 minutos (não abrir a porta do forno antes da primeira meia hora da cozedura, para o bolo não ir abaixo), ou até o bolo estar cozido, verificando com um palito (se este sair seco, o bolo está pronto).
Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer um pouco numa rede metálica antes de desenformar. Quando estiver frio, polvilhar toda a superfície com açúcar em pó e servir em fatias.
 
Nota: Este bolo de café é um dos bolinhos de chá mais perfeitos que podem existir. É fofo, muito fofo e com um sabor subtil a café. Aguenta-se bem 3 a 4 dias, desde que devidamente embrulhado em papel de alumínio. O meu filho não resiste a levar sempre umas fatias para a escola nos dias seguintes!


20/01/2016

Papas de Aveia e Chia com Puré de Maçã

porridge de maçã e canela

papas de aveia e maçã

porridge de maçã

Manhãs friorentas. Cinzentas. Depois de um outono primaveril e de um começo de inverno ameno, eis que finalmente o frio chegou. E com ele a minha vontade de hibernar.
Detesto o frio. A chuva. Os casacões, as luvas e os cachecóis. A sensação de ter as mãos e os pés gelados ininterruptamente. Dias curtos que só me fazem querer ficar em casa debaixo de uma manta quente, de preferência com  uma chávena de chá quente numa mão e o comando da televisão ou um bom livro na outra. Instala-se a preguiça para quase tudo. Preguiça para levantar da cama, para despir o pijama quentinho, preguiça para ir correr e pôr o corpo a mexer. De longe, é a estação do ano que menos gosto.
Tento procurar mil e uma estratégias para combater este estado de alma desencorajador e uma delas é começar o dia com motivos que me façam sorrir. Ouvir aquela música que nos põe imediatamente a dançar, tomar um banho quente e saborear um pequeno-almoço que nos conforte e nos dê a energia necessária para encarar o dia com mais ânimo. Nos dias quentes e solarengos, uma taça de iogurte e fruta fresca com granola é a minha escolha de eleição. Nos dias frios, nada bate as papinhas de aveia quentes, bem cremosas e com travo a canela. Saboreava-as em miúda na casa dos meus avós e não passo sem elas durante os meses de inverno. A minha favorita do momento leva puré de maçã para adoçar e vou-vos mostrar uma técnica infalível para que as preparem em menos tempo do que imaginam. Adeus frio, adeus preguiça.
Até breve!
 
papas de aveia e maçã

porridge de maçã

PAPAS DE FLOCOS DE AVEIA E SEMENTES DE CHIA COM PURÉ E MAÇÃ

Ingredientes para o puré de maçã
(rende cerca de 500 ml)

6 a 8 maçãs golden bem amarelinhas, descascadas e cortadas e pedaços
Sumo de 1/2 limão
Água q.b.
1 c.sopa de canela em pó

Preparação

Colocar num tachinho as maçãs, regar com o sumo de limão e cobrir com água. Levar ao lume e deixar cozinhar lentamente, até os pedaços ficarem bem macios e quase desfeitos e quase não restar água. Retirar do calor, misturar a canela em pó e triturar com a varinha mágica ou num copo liquidificador até a mistura ficar em puré e bem cremosa. Deixar arrefecer e guardar num frasco de vidro esterilizado no frigorífico até um mês (dica da querida Miss Vite, no seu livro "Natural").

Nota: este puré de maçã, sem adição de qualquer açúcar é delicioso e doce o suficiente para adoçar qualquer papinhas, taça de iogurte ou até mesmo bolos ou muffins. E é ótimo para dar aos bebés. Experimentem fazer também com peras, ou juntar as duas frutas. Tão bom!


Ingredientes para as papas de aveia e sementes de chia
(para 1 pessoa)

3 c.sopa rasas de flocos de aveia integral
1 c.sopa rasa de sementes de chia
2 c.sopa rasas de puré de maçã
100 a 120 ml de bebida vegetal (de aveia ou amêndoa) ou leite, se preferirem
100 ml de água quente

fruta laminada a gosto para acompanhar
Granola ou frutos secos picados grosseiramente para salpicar no final
canela em pó q.b. para salpicar no final

Preparação

Na noite anterior, misturar numa taça (ou já no tachinho com que vão fazer as papas) os flocos de aveia, as sementes de chia, o puré de maçã e a bebida vegetal/leite. Guardar tapado no frigorífico durante a noite.
Na manhã seguinte, retirar a mistura do frio e colocar ao lume com a água quente. Mexer suavemente até levantar fervura e deixar cozinhar alguns minutos (cerca de 3), até engrossar a gosto (há quem as prefira bem consistentes, outros gostam delas mais cremosas).
Retirar do calor e deitar numa tacinha. Salpicar com fruta fresca a gosto, granola/frutos secos e um pouco de canela em pó. Saborear as papinhas quentinhas.

Nota: preparar as papinhas na noite anterior faz com que os flocos de aveia inchem e amoleçam, poupando-se imenso tempo na cozedura no dia seguinte.

14/01/2016

Snacks Saudáveis de Banana, Aveia e Frutos Secos

banana bites

snacks de banana
 
Um dos momentos que me deixou verdadeiramente feliz no final de 2015 foi finalmente conhecer pessoalmente a querida Inês. E o nosso encontro foi tudo o que estava à espera. É linda e querida tal qual como eu imaginava, atenciosa e apaixonada pela cozinha, pelos livros, pela fotografia e pela sua profissão como o demonstra no Ananás e Hortelã.
Partilhámos experiências, confidências e um pouco de cada uma de nós. O que nos aproxima. O que na nossa vida é tão diferente. E ainda, como mulheres que somos, fomos às compras numa das lojas de "props" de cozinha que mais gostamos, tantas vezes sozinhas, mas desta vez juntas pela primeira vez. Uma tarde bem passada, em tão boa companhia! Obrigada querida por teres vindo ao meu encontro!
 
Não é novidade para quem me segue que adoro as receitas que a Inês publica no seu blog. Tenho imensas impressas e outras tantas escritas num caderninho que anda sempre comigo. Uma das receitas que mais faço cá em casa são estes snacks saudáveis de banana, aveia e frutos secos, sem nenhuma adição de açúcares processados, apenas com a doçura natural dos alimentos. São deliciosos e perfeitos para levar saborear nos intervalos das refeições principais. Não enchem, mas saciam. E são tão fáceis de preparar.
Sempre que tenho bananas bem madurinhas na fruteira, este é o destino de eleição que lhes costumo dar (ou então uso-as nestes Muffins de Banana e Manteiga de Amendoim para uns lanchinhos mais gulosos).
Uma receita para partilhar. Até breve!

snacks de banana e aveia

SNACKS SAUDÁVEIS DE BANANA, AVEIA E FRUTOS SECOS
(ligeiramente adaptada daqui)
 
Ingredientes (para cerca de 15 unidades)
 
7 tâmaras descaroçadas
1 c.chá de óleo de coco - derretido ou em estado sólido  (podem substituir por manteiga de amendoim, de preferência biológica)
1 banana pequena bem madura
1 c.chá de canela em pó q.b.
2 c.sopa bem cheias de frutos secos com pele (usei avelãs, amêndoas e cajus, mas podem usar apenas 1 variedade)
2 c.sopa de coco ralado
8 c.sopa de flocos de aveia integrais
2 c.sopa de arandos secos (podem substituir por sultanas/passas)

Preparação
Colocar as tâmaras descaroçadas numa tigela e cobrir com água morna. Deixar repousar 15 a 20 minutos, para que amoleçam.
Entretanto, pré-aquecer o forno a 180 ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Num processador de alimentos potente, colocar as tâmaras (bem espremidas) e pulsar até se desfazerem. Juntar o óleo de coco (ou a manteiga de amendoim), a banana cortada em pedaços e a canela e pulsar novamente até se obter uma papa (parar de vez em quando e raspar as laterais com uma espátula). Adicionar os frutos secos e o coco ralado e pulsar. Finalmente, juntar os flocos de aveia e os arandos e pulsar até todos os ingredientes estarem bem combinados.
Colocar a pasta formada numa tigela e molhar as mãos em água. Moldar bolinhas do tamanho de nozes e dispor no tabuleiro. Levar ao forno durante 15 a 20 minutos, até dourarem e ficarem ligeiramente crocantes na superfície.
Retirar do calor e deixar arrefecer numa grelha metálica antes de guardar num frasco hermético. Aguentam bem 5 dias.

07/01/2016

Panquecas de Abóbora e Quinoa

panquecas de abóbora

E o Novo Ano chegou. 2016. Ano bissexto. 366 dias para se viver o melhor possível.
Mais um ano que começa e mais uma época natalícia que termina. Entre a euforia dos presentes, das compras e dos cozinhados, a alegria dos mais novos e as tardes de cinema em casa, os dias passaram com serenidade, no conforto quente de casa, rodeados pela família, com sorrisos, conversas e muitas, mas muitas "gordices". Entre o Natal e a Passagem de Ano foi uma semana inteirinha a pecar. Chocolates, Bombons, Natas do Céu, Sericaia, Leite-Creme, Bolo Inglês, Bolo Rainha, Pão-de-Ló Húmido e as melhores Fatias Douradas do mundo feitas pela minha avó. Peru, assados bons e o maravilhoso arroz de 25 de dezembro, também da minha querida avó. E tantas outras coisas boas. Dei cabo da linha, claro está, mas a minha barriga pulou todos os dias de satisfação :) (O que vale é que é só uma vez por ano!!)
 
Olhando agora para trás, fico sempre com a sensação que tudo passou, como sempre, mais rápido do que gostaria e a hora de voltar à normalidade chegou bem depressa. O retomar dos hábitos e das rotinas. Voltar ao trabalho e à escola. Planear novamente as refeições e as listas de compras. Arrumar a casa e guardar, sempre com nostalgia, os enfeites de Natal que a tornam sempre tão acolhedora e bonita.
Ao contrário dos outros anos, em que escrevia antecipadamente a minha lista de desejos e objetivos para o ano que se aproximava, este ano decidi apenas pedir o que considero essencial e deixar o resto fluir com o passar dos dias. Não comecei nenhum plano detox, não sucumbi à loucura dos ginásios, não fiz nada diferente. Apenas retomei o meu caminho de sempre. Com a esperança renovada que surpresas boas possam surgir e que eu esteja preparada para as abraçar. Eu e os meus.
No meu caminho está (e assim espero que continue, haja disponibilidade) este blog, que tanto prazer me dá alimentar. E para começar o ano da melhor forma, com a minha refeição favorita, deixo-vos umas saudáveis e deliciosas panquecas de abóbora e quinoa para o vosso próximo fim de semana mais preguiçoso. Com boa disposição e sorrisos à mesa. Sempre.
Espero que gostem e um excelente, feliz e próspero ano de 2016 para todos!


PANQUECAS DE ABÓBORA E QUINOA COZINHADA

ingredientes (para 3 a 4 pessoas)

1 chávena de quinoa cozinhada
1 iogurte natural
3/4 de chávena de puré de abóbora assada
1 ovo L, de preferência caseiro ou biológico
1 chávena rasa de farinha de espelta integral
1 c.chá de fermento em pó
1 pitada de sal
3 c.sopa de mel
1 noz de manteiga
canela em pó para polvilhar

fruta a gosto e iogurte natural para acompanhar (opcional)

preparação

Numa taça, misturar a farinha com o fermento e o sal. Juntar a quinoa cozinhada, o iogurte natural, o puré de abóbora e o ovo, ligeiramente batido. Misturar bem até a massa ficar homogénea.
Numa frigideira antiaderente, derreter uma noz de manteiga. Deitar 1 concha pequena de massa e cozinhar de ambos os lados, até ser fácil virar a massa (quando esta começar a despegar do lado de baixo, virar e deixar cozinhar mais um pouco do outro lado). Repetir o processo até a massa acabar.
Servir as panquecas salpicadas com bastante canela em pó.

Nota: estas panquecas são bastante húmidas e suculentas. Uma delícia!


Outras receitas deliciosas de panquecas a experimentar: