Página Inicial

20/01/2016

Papas de Aveia e Chia com Puré de Maçã

porridge de maçã e canela

papas de aveia e maçã

porridge de maçã

Manhãs friorentas. Cinzentas. Depois de um outono primaveril e de um começo de inverno ameno, eis que finalmente o frio chegou. E com ele a minha vontade de hibernar.
Detesto o frio. A chuva. Os casacões, as luvas e os cachecóis. A sensação de ter as mãos e os pés gelados ininterruptamente. Dias curtos que só me fazem querer ficar em casa debaixo de uma manta quente, de preferência com  uma chávena de chá quente numa mão e o comando da televisão ou um bom livro na outra. Instala-se a preguiça para quase tudo. Preguiça para levantar da cama, para despir o pijama quentinho, preguiça para ir correr e pôr o corpo a mexer. De longe, é a estação do ano que menos gosto.
Tento procurar mil e uma estratégias para combater este estado de alma desencorajador e uma delas é começar o dia com motivos que me façam sorrir. Ouvir aquela música que nos põe imediatamente a dançar, tomar um banho quente e saborear um pequeno-almoço que nos conforte e nos dê a energia necessária para encarar o dia com mais ânimo. Nos dias quentes e solarengos, uma taça de iogurte e fruta fresca com granola é a minha escolha de eleição. Nos dias frios, nada bate as papinhas de aveia quentes, bem cremosas e com travo a canela. Saboreava-as em miúda na casa dos meus avós e não passo sem elas durante os meses de inverno. A minha favorita do momento leva puré de maçã para adoçar e vou-vos mostrar uma técnica infalível para que as preparem em menos tempo do que imaginam. Adeus frio, adeus preguiça.
Até breve!
 
papas de aveia e maçã

porridge de maçã

PAPAS DE FLOCOS DE AVEIA E SEMENTES DE CHIA COM PURÉ E MAÇÃ

Ingredientes para o puré de maçã
(rende cerca de 500 ml)

6 a 8 maçãs golden bem amarelinhas, descascadas e cortadas e pedaços
Sumo de 1/2 limão
Água q.b.
1 c.sopa de canela em pó

Preparação

Colocar num tachinho as maçãs, regar com o sumo de limão e cobrir com água. Levar ao lume e deixar cozinhar lentamente, até os pedaços ficarem bem macios e quase desfeitos e quase não restar água. Retirar do calor, misturar a canela em pó e triturar com a varinha mágica ou num copo liquidificador até a mistura ficar em puré e bem cremosa. Deixar arrefecer e guardar num frasco de vidro esterilizado no frigorífico até um mês (dica da querida Miss Vite, no seu livro "Natural").

Nota: este puré de maçã, sem adição de qualquer açúcar é delicioso e doce o suficiente para adoçar qualquer papinhas, taça de iogurte ou até mesmo bolos ou muffins. E é ótimo para dar aos bebés. Experimentem fazer também com peras, ou juntar as duas frutas. Tão bom!


Ingredientes para as papas de aveia e sementes de chia
(para 1 pessoa)

3 c.sopa rasas de flocos de aveia integral
1 c.sopa rasa de sementes de chia
2 c.sopa rasas de puré de maçã
100 a 120 ml de bebida vegetal (de aveia ou amêndoa) ou leite, se preferirem
100 ml de água quente

fruta laminada a gosto para acompanhar
Granola ou frutos secos picados grosseiramente para salpicar no final
canela em pó q.b. para salpicar no final

Preparação

Na noite anterior, misturar numa taça (ou já no tachinho com que vão fazer as papas) os flocos de aveia, as sementes de chia, o puré de maçã e a bebida vegetal/leite. Guardar tapado no frigorífico durante a noite.
Na manhã seguinte, retirar a mistura do frio e colocar ao lume com a água quente. Mexer suavemente até levantar fervura e deixar cozinhar alguns minutos (cerca de 3), até engrossar a gosto (há quem as prefira bem consistentes, outros gostam delas mais cremosas).
Retirar do calor e deitar numa tacinha. Salpicar com fruta fresca a gosto, granola/frutos secos e um pouco de canela em pó. Saborear as papinhas quentinhas.

Nota: preparar as papinhas na noite anterior faz com que os flocos de aveia inchem e amoleçam, poupando-se imenso tempo na cozedura no dia seguinte.

14 comentários:

  1. Faço papas de aveia com maçã muitas vezes, mas com puré nunca fiz e deve dizer que adoro a ideia! É já amanhã! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!
      Desde que vi esta ideia no livro da Miss Vite de transformar um simples puré de maçã num adoçante natural para várias receitas nunca mais deixei de as fazer. São deliciosas à colherada, nos iogurtes e nas papinhas de aveia quentinhas antão nem se fala! Tens mesmo de experimentar! Um beijinho grande

      Eliminar
  2. Olá
    Estas papas estão mesmo deliciosas
    Que rico pequeno almoço
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Patrícia meu doce,
    Detesto papas de aveia, lol!!!
    Dito isto, amo todos os restantes componentes, o puré de maçã, as fotos e o teu styling lindo!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Lia querida!
      Pois, não se pode gostar de tudo, não é verdade?! Eu tenho cá em casa um que não gosta de chocolate, dá para imaginar?!
      Mas aproveita a dica do puré de abóbora como adoçante natural para outras receitas ;)
      Beijinho grande

      Eliminar
  4. Patrícia, que bela tacinha nos apresentas! Comia uma já agora!!!
    Costumo fazer puré de maçã frequentemente cá em casa para aproveitar as maçãs que o meu pai me vai trazendo às carradas.
    Adoro papas de aveia e costumo fazê-las com maçã ralada e canela. Nada melhor para começar os dias cinzentos e frios, que tal como tu, também detesto.
    Vou guardar esta tua sugestão juntando as sementes de chia, pois ainda não experimentei estas "modernices" da chia e quinoa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Fátima!
    Fazer puré com maçãs nossas é algo verdadeiramente maravilhoso. Imagino o sabor dessas maçãs caseiras ;)
    Quando faço overnight oats, também lhes junto maçã ralada, mas com o puré ficam igualmente deliciosas. Espero que aproveites a sugestão.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Hummm que bom aspecto tem essas papas de aveia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/gaspacho-aromatico.html

    ResponderEliminar
  7. Olá Patrícia!
    Definitivamente não morro de amores por papas de aveia. Não é que não goste, mas simplesmente não aprecio, acho que tema ver com a textura. Mas por exemplo pudim de chia já gosto bastante. E daí que talvez me convenças a experimentar esta tua receita que, ainda por cima, leva puré de maçã e canela. Oh que coisa boa para combater estes dias frios e chuvosos. Também não gosto nada do Inverno, por mim passávamos já estes meses cinzentos e já era verão outra vez! :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célio!
      Junta-te à Lia, então, que também não gosta de papas de aveia. Eu estou habituada desde criança e nada me sabia melhor nos dias frios que uma bela taça de porrigde feito feita minha avó.
      Um beijinho e obrigada por cá passares

      Eliminar
  8. Olá minha linda,
    gosto muito de papas de aveia quentinhas e com canela nestes dias frios.
    E só comecei a fazer papas de aveia depois de ter blog, desconhecia antes e foi uma coisa boa que aprendi.
    E aquelas de forno? Também adoro essas!
    E gosto muito de adoçar com puré de maçã, temos sempre maçãs assadas no forno a lenha e aproveito para isto e outras coisas.
    Nada como começar a manhã com energia desta!
    Um beijinho (já cheio de saudades).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!
      Pois eu cá já conheço estas papinhas desde que aprendi a andar ;) A minha avó sempre lhes chamou porridge e fazia-as apenas com leite, casca de limão, canela e um pouquinho de açúcar. Eram deliciosas e lembro-me sempre de as comer no sofá a ver televisão. Saudades boas, como as que tenho de ti ;)
      Um beijinho grande e, sim, também adoro as de forno!!

      Eliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!