29/04/2015

Lasanha de Atum, Tomate e Manjericão

receita lasanha

Lasanha de atum. A nossa favorita. Com tomates maduros frescos e muito manjericão. Assim tão simples, mas tão deliciosa. Reconfortante e fresca ao mesmo tempo. Sem molhos. Apenas tomate. Não fazem falta. Está perfeita assim.

Sempre gostei de massas. Aliás, acho que podia viver de pratos de massa a semana inteira. Vegetarianas, sobretudo. Com tomates assados, curgetes, ricotta e cogumelos frescos. Tão bom! Mas não pode ser. A idade não perdoa e a balança também não. No entanto, de vez em quando sai uma lasanha da minha cozinha para alegrar as refeições e reconfortar o estômago de todos. Os meus rapazes não lhe resistem e eu também não. Mas faço-a à minha maneira, mais leve e fresca e sem molhos a mais. Leva apenas tomate, perfumado com o aroma delicioso do manjericão fresco. E garanto que ficam tão satisfeitos como se comessem uma lasanha "tradicional".
Espero que gostem. Até breve!

lasanha

LASANHA DE ATUM, TOMATE E MANJERICÃO


Ingredientes (para 4 a 6 pessoas)

1 fio de azeite generoso (o suficiente para cobrir o fundo da panela)
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 pimento vermelho pequeno
1 cálice de vinho branco
6 tomates maduros, já pelados, cortados em cubinhos (escaldar os tomates 2 minutos, cortados no topo com uma cruz, para remover a pele)
    - se não encontrarem tomates maduros e saborosos, podem usar uma lata grande de tomate pelado (o sabor não é o mesmo que o de tomates frescos, mas também fica saboroso)
1 punhado de folhas de manjericão frescas
sal e pimenta q.b.
água quente q.b.
1 lata grande de atum em azeite ou 3 latas das normais
1 c.sopa rasa de oregãos secos
1 embalagem de placas de lasanha fresca (cerca de 6 placas)
1 embalagem de queijo mozzarella ralado


Preparação

Num processador de alimentos, picar a cebola com os dentes de alho e o pimento.
Cobrir o fundo de uma panela larga com azeite e refogar este preparado, mexendo sempre para não queimar.
Refrescar com o vinho branco e deixar suar um pouco.
Acrescentar o tomate e as folhas de manjericão picadas (reservar algumas para guarnecer), mexer bem, temperar com sal e pimenta e acrescentar um pouco de água quente para criar molho (cerca de 2 copos).
Tapar a panela e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 45 minutos, até o molho ter reduzido para quase metade (já deve estar um pouco espesso).
Desfazer o atum em lata com um garfo e acrescentar ao molho, juntamente com os oregãos, misturando bem.
Deixar cozinhar mais 2 minutos, verificar o tempero e retirar do lume.
Entretanto, pré-aquecer o forno a 180 ºC e untar uma assadeira retangular com manteiga.
Colocar no fundo 2 placas de lasanha (podem ficar ligeiramente sobrepostas) e deitar 1/3 parte do molho de atum e tomate.
Cobrir com mais 2 placas de lasanha e voltar a deitar 1/3 do molho.
Cobrir com as 2 últimas placas de lasanha e, por fim, deitar o restante molho de atum e tomate.
Espalhar o queijo mozzarella ralado em toda a superfície e levar ao forno até a massa estar cozida e o queijo bem gratinado (cerca de 30 minutos, conforme o forno).
Retirar do calor, salpicar com folhas de manjericão e servir imediatamente, com uma salada verde ou brócolos cozidos ao vapor.

Nota 1: o molho de tomate (sem o atum) pode ser feito de véspera, caso não tenham muito tempo no próprio dia, e guardado no frigorífico até ser usado no dia seguinte.

Nota 2: normalmente, a última camada de lasanha antes do queijo é de massa, mas nesta versão é ao contrário; uma vez que não leva molho branco, as placas de massa sem "peso" começam a enrolar e ficam estaladiças no forno em vez de cozinharem lentamente.

lasanha

22/04/2015

Bolo de Chocolate e Maltesers

bolo de chocolate e maltesers

Mais um aniversário do meu pequenote. Mais um bolo de chocolate.
É sempre o mesmo bolo (ai de mim que mude, pois seria trucidada por 20 alminhas mais o meu filho em fúria), mas desta vez com um "look" novo. 
As pintarolas foram passar umas férias e vieram os maltesers enfeitar o bolo tão desejado. Oito anos com a receita do bolo de chocolate de sempre e a viver a maior e a melhor das aventuras. A mais alegre e a mais desafiante também. A mais intensa. 
Parabéns filho. É tão bom ver-te crescer... 

bolo de chocolate e maltesers

BOLO DE CHOCOLATE COM MALTESERS

Receita do bolo, recheio e cobertura aqui.
Substituir, na receita original, as pintarolas por 4 saquetas de maltesers.

15/04/2015

Bolo de Laranja Delicioso

Bolo de Laranja

Bolo de Laranja

No domingo de Páscoa, enquanto aguardávamos pela chegada do compasso, fomos apanhar laranjas e limões ao quintal da tia A. 
Estava um início de tarde quente que convidava a estar cá fora a respirar a natureza envolta na serra. Momentos de serenidade e silêncio bem diferentes daqueles que temos no dia a dia na cidade junto ao mar. A semana de sol e calor que antecedeu o fim de semana adoçaram ainda mais as laranjas sumarentas que colhemos da laranjeira e com elas temos feito muitos sumos naturais que nos sabem tão bem. Frescos e tão doces.
Guardei algumas para fazer este bolinho. Passaram-se meses desde a última vez que saiu um do meu forno. Este é o meu bolo de laranja favorito, pela sua simplicidade e sabor. Fica fofo e húmido e faz-se num abrir e fechar de olhos. Perfeito para os brunchs e lanches do fim de semana, quando os amigos nos batem à porta. 
É uma, entre muitas outras receitas, que se repete sempre cá em casa e que certamente vai continuar a fazer parte de muitos momentos felizes à mesa, enquanto houver laranjas sumarentas da tia A. para saborear.
Até breve!


BOLO DE LARANJA
(uma receita antiga, adaptada da Vaqueiro)

Ingredientes

5 ovos médios (gemas e claras em separado)
200g de farinha de trigo
1 c.sopa rasa de fermento em pó
225g de açúcar (costumo usar amarelo)
70 g de manteiga derretida (usei Vaqueiro Sabor a Manteiga)
Sumo de 2 laranjas e raspas de 3

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda de buraco com manteiga e polvilhar com um pouco de farinha.
Numa taça, bater as claras em castelo bem firme.
À parte, misturar a farinha e o fermento peneirados com o açúcar e as raspas de laranja. 
Acrescentar a manteiga derretida, as gemas e o sumo de laranja e bater bem até a mistura ficar uniforme.
Finalmente, envolver cuidadosamente as claras e verter a massa para a forma.
Levar ao forno durante cerca de 40 a 45 minutos (verificar com o teste do palito). 
Retirar do calor e deixar arrefecer um pouco numa rede metálica antes de desenformar.

Outras receitas de Bolinhos de Lanche deliciosos:




(um hino ao outono)

01/04/2015

Folar Enrolado (Algarvio)

folar algarve


folar enrolado

Um Folar para a Páscoa e um regresso. E que bem que sabe regressar.
É verdade, passou muito tempo desde a última vez que andei por aqui. Que experimentei, fotografei e publiquei uma receita. Que naveguei pelos blogues que me inspiram. Os motivos são válidos, mas as saudades permaneceram sempre. Vamos lá ver se agora recomeço o que gosto tanto de fazer. 

Nas vésperas de mais uma Páscoa, trago uma receita que já desde o ano passado tinha ficado guardada na minha lista de estreias. A culpa é da sempre inspiradora Ginja, que publicou por esta altura uma receita deliciosa do típico folar algarvio, original da também inspiradora e algarvia de gema Margarida. Fiquei logo cheia de vontade de experimentar, até porque cá em casa adoramos folares e este tinha um aspeto delicioso. O meu favorito, e puxando a brasa à minha sardinha!, é o Folar de Vale de Ílhavo, que como quase todo o ano na sua versão sem ovos cozidos, mas também gosto imenso do Pão Podre da Beira Interior, que a minha sogra faz sempre no forno a lenha nesta época. O do Algarve nunca tinha provado, mas fiquei desde logo tentada a fazer cá em casa e, embora tenha ficado um pouco tosco e descaído, veio comprovar que é daquelas receitas a repetir todos os anos, na Páscoa ou em qualquer outra altura. Não fiz a receita exatamente como o original, mas deixo-vos todos os passos para que não falte na vossa mesa o tradicional Folar.
Experimentem, que não se vão arrepender. Uma Santa e doce Páscoa a todos(as)!

folar enrolado


FOLAR ENROLADO (ALGARVIO)
     - receita adaptada da Ginja, retirada do blog Figo Lampo


ingredientes para a massa

100ml de chá feito com água a ferver, 1 pau de canela partido, anis estrelado e erva-doce 
(omiti a erva-doce, por não sermos grandes apreciadores cá em casa)
125g de açúcar amarelo
650g de farinha T65
1 pitada de sal
1 c. chá de canela em pó
1 c.chá de erva-doce em pó (não usei)
100ml de leite morno
20g de fermento padeiro fresco ou 1 saqueta de 11g de fermento de ação rápida (usei da Fermipan)
Raspa e sumo de uma laranja pequena
50g de manteiga derretida fria (usei Vaqueiro sabor a manteiga)
2 ovos, preferencialmente biológicos 


para o recheio

manteiga derretida, açúcar amarelo e canela em pó q.b.

para a calda 
(decidi não fazer a calda, uma vez que gosto dos folares pouco doces, mas acredito que fique uma delícia, além de caramelizar o folar)

2 c. sopa de mel 
50g de manteiga
2 c. sopa de açúcar amarelo
1 c. sopa rasa de canela em pó


preparação

1. começar por preparar o chá, deixando-o amornar
2. colocar numa taça grande os ingredientes secos - o açúcar, a farinha, o sal, a canela (e a erva-doce) e a raspa de laranja, misturando bem
3. à parte, dissolver o fermento no leite morno
4. fazer um buraco na mistura seca da taça e acrescentar os ingredientes líquidos - o leite, o chá, o sumo de laranja, a manteiga e os ovos, já ligeiramente batidos
5. misturar bem todos os ingredientes e amassar bem, até a massa despegar da taça e das mãos, durante cerca de 10 minutos; em alternativa (como eu fiz), trabalhar a massa na batedeira com o gancho de amassar, durante 7 a 8 minutos (a massa deve despegar da taça)
6. cobrir a taça com película aderente e deixar levedar num local quente durante 4 horas (eu coloquei a minha taça num banco junto ao forno ligado, com a porta entreaberta, e bastaram 2 horas para a massa triplicar de volume)
7. entretanto, preparar a calda (não o fiz, mas aconselho a fazerem), levando ao lume num tachinho todos os ingredientes até derreterem e a mistura ficar homogénea
8. pré-aquecer o forno a 190 ºC e untar uma forma redonda de 20 cm de diâmetro com manteiga (eu usei uma maior e o meu folar descaiu um pouco a cozer, pelo que aconselho a usarem uma forma mesmo da medida da massa; ela vai crescer bastante, mas para cima, e não para os lados, como o meu!)
9. destapar a taça e retirar a massa para uma superfície limpa e enfarinhada
10. estender a massa com um rolo enfarinhado num retângulo comprido e fino
11. pincelar toda a superfície com manteiga derretida e salpicar com açúcar e canela em pó (na receita original primeiro salpica-se a massa e depois coloca-se pequenas nozes de manteiga por cima, mas eu decidi pincelar para usar menos manteiga)
12. dobrar a massa para dentro, nos lados maiores, sem sobrepor, e voltar a pincelar com manteiga derretida toda a superfície e a salpicar com açúcar e canela em pó
13. enrolar a massa a partir dos lados menores, como um caracol
(quem tiver dúvidas nestes dois últimos passos, consultar este vídeo)
14. pincelar um quadrado grande de papel vegetal (maior do que a forma onde vamos colocar o folar, pois este vai crescer) com manteiga e colocar ao centro a massa enrolada, virada com o lado em que se vê o caracol para cima
15. colocar na forma, regar com a calda (eu não coloquei) e levar ao forno durante 1 hora a 1h30 (verificar a cozedura com o teste do palito), tapando com papel de alumínio na primeira meia hora de cozedura para não queimar
16. retirar do calor e deixar arrefecer antes de cortar às fatias e servir

Até breve!